top of page

CONSTRUÍ MINHA VARANDA PERTO DA REDE ELÉTRICA E AGORA?

Clauber André Ferasso, coordenador do curso de engenharia elétrica da FSG, explica como evitar danos fatais perto dos fios da rede elétrica


Reprodução: Tem Telas e Leroy Merlin


Com o verão se aproximando, a frequência de chuvas fortes aumenta. Nessa época, um dos principais perigos tem relação com a rede elétrica, que pode causar diversos danos dentro das moradias, podendo até ser fatal em caso de acidentes. Mas, quando a sacada já foi construída perto dos fios, o que é possível fazer para evitar danos?


Segundo o Prof. Me. Clauber André Ferasso, coordenador do curso de engenharia elétrica do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), nessas situações, quanto menor a possibilidade de contato ou proximidade, melhor. Mas, em todo o caso, o especialista ressalta que uma ótima opção é instalar redes de segurança ou fechamento do terraço que está perto da rede elétrica, para que danos não aconteçam.


Chuvas e trovões por si só já provocam descargas atmosféricas e, independentemente da rede elétrica, podem gerar riscos graves para a população. “As pessoas devem procurar abrigos e evitar permanecer na varanda. O risco maior, neste caso, é em função de no temporal ocorrer algum distúrbio como curto-circuito no transformador ou ainda rompimento dos fios, gerando perigo pela proximidade das pessoas que estão no terraço”, comenta o especialista.


Qualquer proximidade das redes elétricas é perigosa, pois acidentes podem acontecer, como contato direto, ocasionando choques e fatalidades, incluindo as situações climáticas que podem mover os fios. Portanto, manter o distanciamento é algo essencial.


Já para quem pensa em construir um terraço, Ferasso fala que “no momento da construção a distância deve ser observada, pois há limites para o espaço entre as casas e os postes e fios elétricos, sendo recomendado consultar a concessionária de rede elétrica para entender a proximidade mínima que se pode ter”, afirma.


E quanto às casas próximas a postes? “Normalmente, há uma distância adequada, se analisarmos que o poste fica na calçada e o recuo da edificação deve ser respeitado. Assim não há risco. Em casos onde não foram respeitadas as distâncias, terá riscos e será passível de problemas. Exemplo: quando ocorre manutenção da rede elétrica pela concessionária”, salienta.


Por fim, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da FSG pontua que o melhor a se fazer é não construir perto da rede, para que perigos fatais não aconteçam, garantindo assim a vida e a saúde de todos da casa. E caso a construção já exista, evitar aproximação ou de alguma forma colocar uma barreira.


Fonte: FSG/Assessoria XCOM Agência de Comunicação

コメント


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page