top of page

CONSTRUÇÃO CIVIL: PROGRAMA DE ATRAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA SUPRIR DEMANDA

O setor da construção civil cresceu 17,7% no país no biênio 2021-2022, número acima da economia nacional, que registrou incremento de 8,2%. Com expectativa de manter os bons percentuais para 2023, o segmento está em busca de profissionais em Londrina (PR) e região, para suprir a demanda por mão de obra e dar andamento aos novos projetos.


Reprodução: Sinduscon PR Norte

Para atrair pessoas que queiram entrar ou se recolocar no mercado de trabalho, o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte instituiu o “Você Construtor”, com oficinas gratuitas, donativos para participantes e a possibilidade de contratação por construtoras e empreiteiras. As oficinas estão previstas para todo o primeiro semestre de 2023. A estimativa é apresentar o setor para mais 220 pessoas.


O programa conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac), Secretaria Municipal do Trabalho Emprego e Renda, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Londrina (Sintracom) e Centro Esperança por Amor Social (Cepas).


Célia Catussi, presidente do Sinduscon, reforça que a construção civil é propulsora do desenvolvimento, geradora de emprego e renda. “Atualmente, o setor vive um déficit de mão de obra com vagas abertas em muitas áreas. Com o programa, objetivamos atender essa indústria, que precisa de trabalhadores e, em contrapartida, atuamos de forma social ao proporcionar oportunidades de entrada no mercado de trabalho”, diz.


OFICINAS


Durante as oficinas, nas áreas de alvenaria, reboco, azulejos e pisos, carpintaria, pintura, impermeabilização, hidráulica e elétrica, com duração de 20 horas cada, os alunos recebem noções básicas dos serviços mais requisitados. O conteúdo é ministrado por professores do Senai. Ao final, os participantes recebem o certificado da instituição e uma cesta básica, como forma de estimular o aluno e evitar a evasão. Além disso, os nomes são inscritos em um banco de dados e disponibilizados às empresas ligadas ao Sinduscon, o que aumenta as chances de contratação.


Reprodução: Sinduscon PR Norte

A primeira turma do programa “Você Construtor” recebeu ensinamentos na área de hidráulica. Quinze alunos aprenderam noções básicas do trabalho de encanador em aulas práticas. Em fevereiro estão agendadas mais duas oficinas: azulejos e pisos (25 vagas) e alvenaria (25 vagas).


“O setor de construção civil é muito forte em Londrina e, além de qualificar esses profissionais, gerando oportunidades de emprego e expandindo os horizontes deles, contribui para aquecer a economia da cidade. Estamos muito felizes com os frutos dessa primeira oficina e temos expectativas altas para as próximas”, projeta Gustavo Santos, secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, ao mencionar que o programa atende às demandas crescentes do mercado de trabalho londrinense.

Reprodução: Sinduscon PR Norte

Entre os alunos que concluíram a primeira turma, está Andrea Alves de Melo, que busca uma nova oportunidade profissional. “Já conhecia as conexões e tubos, mas colocar a mão na massa é diferente, foi muito bacana”, salienta. Kevin Owen, que é auxiliar de cozinha, também participou da oficina: “Foi muito útil e uma boa chance para entrar no mercado da construção civil”, ressalta.


Fonte: Sinduscon PR Norte/CBIC


Kommentare


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page