top of page

CONSTRUÇÃO CIVIL AINDA RESPONDE POR 38% DAS EMISSÕES DE DIÓXIDO DE CARBONO

Para especialista, estruturas modulares são ambientalmente mais amigáveis e devem se tornar tendência nos próximos anos


Reprodução: Jornal Tribuna

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a construção civil é responsável por cerca de 38% de todas as emissões de dióxido de carbono. Com isso, o setor vem trabalhando em novas alternativas para a realização de obras com produtos mais ecológicos e biodegradáveis.


O uso excessivo do cimento causa graves danos ao meio ambiente e na sociedade a longo prazo. A produção é responsável por grande quantidade de emissões de gases de efeito estufa, além de degradar o solo e gerar resíduos tóxicos.


Para Tatiana Fasolari, vice-diretora da Fast Engenharia, empresa especializada em overlays (pavimento de concreto), as infraestruturas temporárias são uma solução mais amigável e econômica para o meio ambiente.


“Esse tipo de solução é extremamente sustentável, porque garante a reutilização de praticamente todo o material, redução de custo na construção e, principalmente, na manutenção. O grande desafio deste modelo de negócio é contar com empresas capazes de executar estes projetos dentro dos prazos estipulados, que normalmente são extremamente curtos”, explica a especialista.


Outra inovação sustentável para o setor é o bioconcreto. Produzido a partir de bactérias que se desenvolvem em cápsulas biodegradáveis, representa grande evolução nas construções. Entre outras vantagens, a tecnologia tem a capacidade de autorreparar fissuras. Isso acontece a partir do calcário produzido no processo de digestão de oxigênio e lactato de cálcio por parte das bactérias presentes nas estruturas.


“A adaptação à agenda ecológica não é um processo rápido em nenhuma área, muito menos na construção civil. As expectativas e metas sustentáveis continuarão a crescer e as empresas serão cada vez mais cobradas com relação às suas práticas”, finaliza Tatiana.


Fonte: Fast Engenharia/Press FC


Comentários


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page