
O apagão que afetou parte do Brasil nesta manhã de terça-feira (15) começou a ser registrado nos sistemas do Operador Nacional do Sistema (ONS) exatamente às 8h31 no horário de Brasília. Segundo a Neoenergia, a falta de luz foi causada por uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional e que afetou quase todos os estados. A queda de luz repentina mostra a importância das energias alternativas ou tecnologias autônomas, como a fonte solar, que possui um sistema independente das redes de concessionárias de energia elétrica, o off grid.
Quando há irradiação solar, o efeito fotovoltaico ocorre e tem-se a produção de energia elétrica através dos painéis solares. No entanto, a presença do sol ao longo do dia é inconstante, o que torna a geração de energia intermitente, variando muito ao longo de um dia. A “incerteza” quanto à geração de energia cria a necessidade de utilização de um dispositivo para armazenar a carga produzida nos períodos de sol, permitindo ao consumidor utilizá-la em horários em que não há tanta irradiação, ou mesmo durante a noite.
Nos sistemas off grid, a energia excedente gerada é armazenada em equipamentos, normalmente baterias, que são dimensionadas para oferecer energia por um período sem irradiação determinado. Esses sistemas podem funcionar de maneira independente da rede da concessionária de energia elétrica. Nos sistemas on grid, o armazenamento não é realizado em nenhum equipamento. A energia gerada durante os períodos com irradiação solar é consumida instantaneamente e o restante é injetado na rede da concessionária. Esse “crédito” gerado pela produção excedente é contabilizado e será descontado do consumo de energia fornecido pela concessionária nos períodos em que não há sol.
Fonte: HCC Energia Solar
コメント