Transação vem sendo usada em países como Estados Unidos e Portugal, e o mercado brasileiro adere a novidade
![](https://static.wixstatic.com/media/8f5e1e_a1899771204447979ad8bb0591c9f717~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/8f5e1e_a1899771204447979ad8bb0591c9f717~mv2.jpg)
Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada neste ano, mostrou que 87% da população deseja comprar um imóvel. Atentas a isso, as empresas do mercado imobiliário nacional têm inovado na tentativa de atrair mais consumidores. Uma dessas novidades é a possibilidade de comprar um imóvel com criptomoedas. A transação, que já acontece em países do exterior, passou a ser utilizada no Brasil, sendo o mercado imobiliário do Rio Grande do Sul pioneiro a aderir à inovação.
No momento, as criptomoedas aceitas para a compra de imóveis no país são o Bitcoin (BTC) e a Ethereum (ETH), consideradas ativos digitais mais consolidados. O consumidor deve realizar a negociação diretamente com a empresa responsável pela venda. O pagamento é feito por meio da transferência do valor em criptomoedas entre as carteiras digitais.
DINÂMICA DAS CRIPTOMOEDAS
As criptomoedas são ativos digitais que pertencem à modalidade de renda variável. Para investir, o interessado deve ter uma conta em uma plataforma de investimentos que faça a mediação com uma gestora de moedas digitais. No mercado latino-americano, a Hashdex Criptoativos é a principal empresa gestora de criptomoedas, reunindo mais de US$2 bilhões em ativos.
Pela plataforma, o investidor decide quais criptomoedas vão compor a sua carteira digital. O BTC e a ETH estão entre as mais populares. Mas a orientação dos especialistas em finanças é estudar o mercado para identificar os ativos mais interessantes para o momento.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA COMPRA COM CRIPTOMOEDAS
![](https://static.wixstatic.com/media/8f5e1e_83cad2e400de400bbc0fcd47bad1949f~mv2.jpg/v1/fill/w_512,h_342,al_c,q_80,enc_auto/8f5e1e_83cad2e400de400bbc0fcd47bad1949f~mv2.jpg)
A principal vantagem da compra de um imóvel com o uso de criptomoedas é a facilidade da transação, por ser menos burocrática. A negociação é feita diretamente com a imobiliária, construtora ou incorporadora responsável pelo imóvel, eliminando a necessidade de autorização de bancos para a realização das etapas de compra.
Outra vantagem para o consumidor é a possibilidade de converter as criptomoedas, que são ativos de alta volatilidade, em um imóvel, um investimento considerado mais estável. Para o vendedor, a transação também é vantajosa, pois permite receber o pagamento de forma instantânea e sem tributação. Outra vantagem é que, em contextos positivos, as criptomoedas passam por processos de supervalorização.
Entre as principais desvantagens está o fato desse tipo de negociação ainda ser uma novidade no Brasil e, por isso, há poucas ofertas. Portanto, não é possível usar o sistema de crédito imobiliário oferecido pelos bancos. Para quem aceita o pagamento em moedas digitais, a desvantagem está relacionada ao risco inerente das criptomoedas, que é a alta volatilidade. Se o cenário positivo implica a supervalorização, em momentos de retração, o prejuízo pode ser significativo.
ORIENTAÇÃO GERAL
Atentos às vantagens e desvantagens da compra de um imóvel com criptomoedas, a orientação do mercado aos consumidores é agir da mesma forma como na compra do sistema tradicional. Dessa forma, é necessário planejar-se financeiramente, avaliar se o imóvel é compatível com os objetivos da família e analisar se as condições oferecidas pelo vendedor atende o esperado.
Fonte: Experta Media
Comentarios