top of page

COMPRAR IMÓVEIS COM BITCOINS É UMA REALIDADE!

Transação vem sendo usada em países como Estados Unidos e Portugal, e o mercado brasileiro adere a novidade


Reprodução: Seu Dinheiro

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, publicada neste ano, mostrou que 87% da população deseja comprar um imóvel. Atentas a isso, as empresas do mercado imobiliário nacional têm inovado na tentativa de atrair mais consumidores. Uma dessas novidades é a possibilidade de comprar um imóvel com criptomoedas. A transação, que já acontece em países do exterior, passou a ser utilizada no Brasil, sendo o mercado imobiliário do Rio Grande do Sul pioneiro a aderir à inovação.


No momento, as criptomoedas aceitas para a compra de imóveis no país são o Bitcoin (BTC) e a Ethereum (ETH), consideradas ativos digitais mais consolidados. O consumidor deve realizar a negociação diretamente com a empresa responsável pela venda. O pagamento é feito por meio da transferência do valor em criptomoedas entre as carteiras digitais.


DINÂMICA DAS CRIPTOMOEDAS


As criptomoedas são ativos digitais que pertencem à modalidade de renda variável. Para investir, o interessado deve ter uma conta em uma plataforma de investimentos que faça a mediação com uma gestora de moedas digitais. No mercado latino-americano, a Hashdex Criptoativos é a principal empresa gestora de criptomoedas, reunindo mais de US$2 bilhões em ativos.


Pela plataforma, o investidor decide quais criptomoedas vão compor a sua carteira digital. O BTC e a ETH estão entre as mais populares. Mas a orientação dos especialistas em finanças é estudar o mercado para identificar os ativos mais interessantes para o momento.


VANTAGENS E DESVANTAGENS DA COMPRA COM CRIPTOMOEDAS


Reprodução: Freepik

A principal vantagem da compra de um imóvel com o uso de criptomoedas é a facilidade da transação, por ser menos burocrática. A negociação é feita diretamente com a imobiliária, construtora ou incorporadora responsável pelo imóvel, eliminando a necessidade de autorização de bancos para a realização das etapas de compra.


Outra vantagem para o consumidor é a possibilidade de converter as criptomoedas, que são ativos de alta volatilidade, em um imóvel, um investimento considerado mais estável. Para o vendedor, a transação também é vantajosa, pois permite receber o pagamento de forma instantânea e sem tributação. Outra vantagem é que, em contextos positivos, as criptomoedas passam por processos de supervalorização.


Entre as principais desvantagens está o fato desse tipo de negociação ainda ser uma novidade no Brasil e, por isso, há poucas ofertas. Portanto, não é possível usar o sistema de crédito imobiliário oferecido pelos bancos. Para quem aceita o pagamento em moedas digitais, a desvantagem está relacionada ao risco inerente das criptomoedas, que é a alta volatilidade. Se o cenário positivo implica a supervalorização, em momentos de retração, o prejuízo pode ser significativo.


ORIENTAÇÃO GERAL


Atentos às vantagens e desvantagens da compra de um imóvel com criptomoedas, a orientação do mercado aos consumidores é agir da mesma forma como na compra do sistema tradicional. Dessa forma, é necessário planejar-se financeiramente, avaliar se o imóvel é compatível com os objetivos da família e analisar se as condições oferecidas pelo vendedor atende o esperado.


Fonte: Experta Media


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page