COMITÊ BRASILEIRO DE ESQUADRIAS, COMPONENTES E FERRAGENS EM GERAL COMPLETA 1 ANO


Reprodução: Siamfesp

No último dia 01 de outubro, a Instalação do ABNT/CB-248 com a Secretaria Técnica do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp), completou um ano. No evento de criação, em 2020, o presidente da ABNT, Mario William Esper, definiu o Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248) como “um Comitê Brasileiro que já nascia forte, porque tem um sindicato de envergadura apoiando o processo de normalização”.


O sindicato responde pela secretaria do novo comitê, resultado da fusão de duas comissões de estudo especiais, a ABNT/CEE-188 e a ABNT/CEE-191, responsáveis pela normalização de ferragens e esquadrias.


O ABNT/CB-248 possui o seguinte escopo: normalização no campo de esquadrias, componentes e ferragens em geral, compreendendo esquadrias para janelas, portas, fachadas-cortinas e guarda-corpos; fechaduras de embutir e de sobrepor; fechaduras auxiliares; travas; puxadores; dobradiças; cadeados; componentes para esquadrias; entre outros.


Essa comemoração é coroada com a feliz notícia que nos tornamos membro participante (P) do ISO/TC 162 – Comitê Técnico da ISO nº 162 – Esquadrias e Fachadas Cortinas. Com isso, o Siamfesp cumpre com o compromisso de internacionalização da normalização brasileira, passando a participar e colaborar com os estudos e deliberações das normas internacionais de esquadrias e fachadas cortinas.


O sindicato parabeniza todos que participam desse projeto e têm trabalhado arduamente para vê-lo crescer e cumprir suas metas.


Fonte: Siamfesp