top of page

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACENS PROMOVE PALESTRA GRATUITA SOBRE BIM EM SEU AUDITÓRIO

No dia 20 de agosto, às 10h, o Centro Universitário Facens promove a palestra “BIM, Transformação Digital e Futuro das Construções”, que tem como objetivo desvendar o que é BIM (Building Information Modeling - Modelagem de Informação da Construção, em tradução literal), como ele irá impactar em cada profissão, além de explanar sobre novas tecnologias da Indústria 4.0, que estão transformando a construção civil. O encontro acontecerá no auditório da universidade, em Sorocaba (SP).


Reprodução: Tecnosil

O BIM é um conjunto inter-relacionado de políticas, processos e tecnologias que permite a coordenação, simulação e integração em todo o ciclo de vida do projeto. É utilizado por profissionais da construção para planejar e gerenciar a obra, a construção, a operação e o descarte da construção em formato digital. Desde abril de 2020, de acordo com o decreto n° 10.306, o uso do BIM é obrigatório em obras e serviços de engenharia realizadas por alguns órgãos e pelas entidades da administração pública federal.


A palestra será ministrada por Regina Coeli Ruschel, pesquisadora e professora colaboradora junto ao programa de pós-graduação em arquitetura, tecnologia e cidade da Universidade Estadual de Campinas. Regina também é editora chefe da Revista PARC (Pesquisa em Arquitetura e Construção) e membra do corpo editorial da Building Research and Information. Além disso, ela lidera a submeta Célula BIM pela Rede Catarinense de Inovação no termo de colaboração para execução de ações para promover ganho de produtividade e competitividade do setor da construção civil junto ao Ministério da Economia.


A professora também participa ativamente da iniciativa internacional BIM Excellence e do Comitê de Estudos Especiais de BIM na ABNT, é coordenadora do Comitê Científico e Técnico do BIM Fórum Brasil e desenvolve pesquisa no tema de modelagem da informação da construção e aprendizado de máquina aplicados ao projeto e operação de edificações e no ensino, tendo formado inúmeros mestres e doutores com seguidas premiações.



Fonte: Agência Maré Núcleo Criativo


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page