Reprodução: Leo Burnett
O prestigioso festival internacional de criatividade Cannes Lions 2022, realizado de 20 a 24 de junho na França, premiou com o “Grand Prix” na categoria Innovation uma casa resistente ao fogo, ventos, enchentes e quaisquer outras intempéries.
A proposta da “Weather Resilient Housing” remete a algo que poderia ser a solução para boa parte dos problemas que as populações de várias partes do mundo enfrentam, especialmente em áreas sujeitas a catástrofes naturais, causadas pelas mudanças climáticas.
O trabalho foi elaborado durante cerca de dois anos pela empresa Leo Burnett, de Sydney, na Austrália (em colaboração com The Glue Society), para a companhia de seguros Suncorp.
O projeto envolveu diversos especialistas em arquitetura, engenharia, design e outras disciplinas. Agora, o criativo e inovador protótipo precisa de investimentos para ser escalável.
VIDROS NAS JANELAS
A casa utiliza vidros temperados nas janelas com design sem perfis, para ajudar a distribuir uniformemente o calor pelo vidro. Segundo os projetistas, isto ajuda a evitar danos maiores ou rachaduras nas janelas, que ocorrem quando o vidro entra em contato com o fogo e é submetido a diferentes níveis de temperatura em um incêndio.
Mais detalhes sobre a “casa indestrutível” (em inglês) podem ser encontrados aqui:
댓글