O Hospital de Retaguarda de São José dos Campos foi entregue na última quarta-feira (08) para a população, 11 dias antes do prazo estipulado. O hospital foi feito do zero em 36 dias e se tornou a obra hospitalar definitiva mais rápida do Brasil, sem ser anexo ou ampliação. Realizado pela construtech catarinense Brasil ao Cubo (BR3), o local será destinado inicialmente a pacientes infectados pelo coronavírus e atendidos pelo SUS, mas ficará de legado para o município após a pandemia como o novo pronto socorro do Hospital Municipal.
Com 67 módulos, distribuídos em dois pavimentos, a construção ocupa um terreno de 3.100 m², com 1.554 m² de área construída. A obra foi concluída antes do prazo devido ao sistema exclusivo desenvolvido e utilizado pela empresa, o chamado off-site BR3, que se baseia na aplicação de métodos que utilizam as ferramentas da engenharia de produção e civil, ou seja, um imóvel de qualquer tamanho é 100% construído no parque fabril da empresa e levado pronto para ser instalado no local.
“Graças ao exclusivo sistema ‘Plug and Play BR3’, cada parte se encaixa perfeitamente e elas resultam nas mesmas características das construções tradicionais. O projeto já sai da Brasil ao Cubo com cerâmica, elétrica, água e todo o restante pronto”, explica Ricardo Mateus, fundador da Brasil ao Cubo.
A obra contou com a participação de diversos colaboradores e foi realizada a partir da parceria da Brasil ao Cubo com a Prefeitura de São José dos Campos e grupos como a Farma Conde, grupo Spani Atacadista e Villarreal Supermercados, a DM Card e a Método Engenharia, que doaram ao todo R$ 13 milhões para o projeto.
Fonte: Brasil ao Cubo/ Assessoria Denise Delalamo
Comments