top of page

BALNEÁRIO CAMBORIÚ TERÁ UM DOS EDIFÍCIOS MAIS MODERNOS EM CONSTRUÇÃO NO PAÍS


Reprodução: FG Empreendimentos

O litoral norte de Santa Catarina vem ganhando cada vez mais destaque no mercado imobiliário. Além de ter o metro quadrado com maior valorização econômica e ser palco do maior residencial da América Latina, é também o endereço do edifício mais moderno em construção no país, o Boreal Tower, com entrega prevista para o início de 2025.


Com alta tecnologia empregada desde a sua fundação até o acabamento, o padrão FG Empreendimentos garante que todos os sistemas foram minuciosamente pensados para atender tecnicamente a demanda do prédio. Além disso, os futuros moradores poderão desfrutar de redução de manutenções e segurança completa, garantindo a tranquilidade de todos.


O prédio que terá mais de 240m de altura construído com a tecnologia de construção a seco, que está sendo desenvolvida há mais de 10 anos, com viagens técnicas e visitas a empresas de engenharia. André Bigarella, diretor de engenharia da FG Empreendimentos, relata que esse prédio é o resultado de uma busca constante por inovação e qualidade.


“A equipe realiza estudos específicos, como ensaios de túnel de vento e análises dinâmicas, para projetar soluções de fundação complexas e particulares para cada empreendimento. Além disso, são desenvolvidas soluções estruturais e uma ampla gama de sistemas e componentes para garantir que cada empreendimento seja seguro, habitável, confortável e tecnológico. O resultado é o que apresentamos para o público: edifícios que se tornam ícones de engenharia em nível nacional, devido ao alto grau de complexidade que a altura traz”, destaca Stéphane Domeneghini, gerente da área de engenharia aplicada da FG.


ESTRUTURA E FACHADA


A fundação do edifício Boreal é resultado de uma técnica quase inédita no Brasil, conhecida como "pilled raft". Essa técnica consiste em um grande bloco de concreto armado assentado diretamente no maciço rochoso, com o auxílio de estacas raízes para garantir sua fixação.


Quanto à logística de execução do sistema estrutural, o Boreal Tower conta com sistema de formas de alumínio e proteção de periferia para concretagem das lajes, que eliminou o uso de formas de madeira. "Essa escolha não só garante uma obra mais rápida e limpa, como também a torna mais sustentável. E nesse sistema estrutural, as paredes de periferia são pilares, onde também eliminamos qualquer tipo de alvenaria", explica Bigarella.


No que se refere aos revestimentos externos, o Boreal Tower utiliza um sistema de pele de vidro em toda a fachada frontal, bem como vidros laminados nas janelas, que oferecem maior proteção e estabilidade à obra. O restante da fachada é composto por um sistema de fachada ventilada com ACM (Aluminium Composite Material ou alumínio composto, em tradução literal), o que garante maior durabilidade e menor custo de manutenção ao condomínio.


Reprodução: FG Empreendimentos


O empreendimento conta com um sistema utilizado nos EUA e na Ásia, onde a estrutura do prédio sobe e o serviço subsequente são as esquadrias de alumínio e a fachada ventilada. "Então, erguemos a estrutura, fazemos todo envelopamento do prédio em pele de vidro. Com isso, ganhamos tempo, limpeza e também qualidade na obra, com toda a periferia protegida e fechada, trazendo segurança para os trabalhadores na obra e reduzindo drasticamente o impacto com a vizinhança", relata Bigarella.


O edifício apresenta divisórias internas, com um sistema de drywall FG, desenvolvido pela equipe técnica interna em conjunto com consultores externos de maior referência nacional. “Esse sistema, que já tem mais de seis anos de desenvolvimento, apresenta uma estrutura leve, limpa e racional, eliminando a necessidade de reboco na torre”, afirma a empresa.

O diretor de engenharia da FG destaca a acústica da edificação do Boreal Tower.


“Utilizando um contrapiso zero, a equipe conseguiu assentar o porcelanato em uma manta acústica customizada em colaboração com especialistas renomados. Esse processo garante o desempenho acústico superior da edificação e também absorve as movimentações naturais e normais da estrutura, oferecendo um ambiente silencioso e confortável aos moradores”, afirma.


"Com todos os investimentos realizados, o Boreal será um dos edifícios mais inovadores e tecnológicos do país. Estamos orgulhosos de poder entregar mais uma obra prima da engenharia brasileira que traz soluções de ponta em termos de eficiência energética, sustentabilidade, logística de obra, segurança, desempenho acústico, conforto e qualidade de vida para os moradores. Tudo isso aliado a um design sofisticado e contemporâneo, que certamente marcará a paisagem urbana da região", conclui Bigarella.


Fonte: FG Empreendimentos/Apoio Comunicação


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page