top of page

ARQUITETA CAMILA PORTO ASSINA RESIDÊNCIA AG HOUSE, EM UBERLÂNDIA

Projeto reúne arquitetura minimalista em comunhão junto à natureza


Reprodução: Studio Porto

Localizada no Triângulo Mineiro, o projeto AG House surge como um testemunho interessante de uma boa combinação de repertório dentro do morar contemporâneo. Concebida para clientes amantes do minimalismo, a arquiteta Camila Porto entregou uma residência que atendeu às expectativas por conta de uma integração fluida com seleção cuidadosa de elementos naturais que a lançaram para a vanguarda da arquitetura.


O briefing solicitado ao escritório pelos proprietários tinha uma diretriz bem clara: uma residência térrea que incorpora design contemporâneo, privilegiando a integração de espaços, a funcionalidade e uma área de lazer que fosse luminosa. 


Reprodução: Studio Porto


A ênfase em matérias-primas e na luz natural, além de ventilação eficiente, aliada à inclusão de espaços verdes, se tornou a espinha dorsal da narrativa do conceito. O projeto que foi acomodado em terreno de contorno trapezoidal e com leve declive, ainda se destaca pela influência do minimalismo e do modernismo.


O layout em formato L foi estrategicamente posicionado para otimizar a incidência solar na morada, bem como tirar partido de uma integração necessária com a natureza do entorno, essa intenção revela o olhar meticuloso da arquiteta aos detalhes do conjunto.


A casa proporciona uma experiência singular de privacidade na área íntima, enquanto a conexão visual com os arredores é acentuada por uma impressionante janela de madeira cumaru, que se abre para um lindo jardim. Elementos naturais, como concreto em ripas, granito e mármore, conferem autenticidade aos espaços, enquanto escolhas expressivas, tal como as madeiras shou sugi ban e tauari, moldam a concha da morada e dão identidade única para o programa.


Reprodução: Studio Porto


“Os materiais foram selecionados com precisão para fornecer não apenas uma identidade exclusiva à residência, mas também para garantir o acalanto. Estruturas metálicas, vidro, pedras naturais brasileiras e diversas espécies de madeira convergem para criar um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo visualmente atraente”, destaca a arquiteta.

Superar o desafio inicial, de criar uma casa do zero – e para investimento – exigiu uma abordagem equilibrada entre os pilares da originalidade arquitetônica, da funcionalidade e do apelo estético. A AG House, assim, se apresenta como uma morada única e projetada para atrair um público diversificado.


A residência é, portanto, uma obra-prima que não se prende a estilos convencionais, ao proporcionar uma experiência agradável, enraizada na simplicidade, na conexão com a natureza e no compromisso com a sustentabilidade. Seu design versátil e integrado define um novo parâmetro da arquitetura contemporânea pautado em linguagem estética e funcionalidade.


Reprodução: Studio Porto


Ficha Técnica:


Data de início: 2021

Data de conclusão: 2023

Localização: Vila dos Ipês, Uberlândia, MG

Metragem: 379,02m²

Fotografia: Israel Gollino 


Fonte: Studio Porto/Cobogó Relações Pública


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page