Buscar
  • Equipe Contramarco

ANO INTERNACIONAL DO VIDRO SERÁ EM 2022

Ampla programação de eventos está em andamento


Reprodução: Glass Online

Em comunicado à imprensa, as principais entidades internacionais ligadas ao vidro acabam de anunciar oficialmente que irão enfatizar em 2022 — o “Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas” (United Nations International Year of Glass, IYOG2022) — seus papéis científicos, econômicos e culturais e comemorar vários aniversários.


Entre as entidades promotoras estão a Comissão Internacional do Vidro (ICG), a Comunidade de Associações do Vidro (CGA) e o Comitê Internacional de Museus e Coleções de Vidro (ICOM-Glass).

O vidro suporta muitas tecnologias vitais e sustentáveis, facilitando inúmeros aspectos do nosso dia a dia — mas muitas vezes passa despercebido.


IYOG2022


Essa iniciativa começou em 2018. O apoio veio de 1.500 universidades e centros de pesquisa, sociedades e associações, museus, artistas, educadores, fabricantes e empresas de 78 países localizados em cinco continentes.

Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, o projeto foi negociado com as missões de vários países na ONU durante o mês de abril e aprovado em 11 de maio último. A resolução formal foi acordada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 18 de maio de 2021.


“Meus sinceros agradecimentos à Missão Espanhola na ONU, em particular ao embaixador espanhol Agustín Santos Maraver e à Ana Alonso, que conduziram este processo através das difíceis voltas e reviravoltas da diplomacia em tempos estressantes”, destaca a professora e pesquisadora Alicia Durán, presidente da ICG e do IYOG2022.


“Meus mais profundos agradecimentos a todos que responderam à nossa visão. Preciso citar algumas pessoas especiais como David Pye e John Parker, mas não me esqueço dos muitos especialistas e colegas que colaboraram para criar vídeos e documentos esplêndidos que justificam nosso projeto; eles estavam sempre prontos e transbordando de ideias e apoio”, acrescenta a executiva.


ATIVIDADES INTERNACIONAIS

Com a aprovação oficial do “Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas”, teve início uma série de atividades internacionais, que incluem a organização de congressos e seminários, feiras da indústria do vidro e escolas técnicas, além de mostras artísticas, livros, divulgação em redes sociais, revistas científicas, técnicas e de interesse geral.


Todo esse planejamento contará com a contribuição internacional do setor vidreiro e de uma rede de voluntários. Com a assessoria de um comitê diretivo de representantes, as organizações nacionais deverão se concentrar na publicidade, compartilhando as melhores práticas e proporcionando um ambiente de apoio.


A partir do site (http;//www.iyog2022.org), o público terá informações sobre a iniciativa. Vale lembrar que essas informações serão sustentadas por cabos de fibra de vidro e vistas por meio de telas de vidro. “Estamos projetando uma estrutura para registrar, desenvolver e compartilhar ideias em todo o mundo do vidro”, informa Alicia Durán, acrescentado que, no LinkedIn, há o grupo International Year of Glass 2022.

EVENTOS E PLANOS


Atualmente, estão programadas uma Conferência de Abertura em Genebra, Suíça; um Congresso ICG em Berlim, Alemanha; a Glass Expo na China; além de Congressos de Arte e História no Egito, nos Estados Unidos e Europa.


Estão nos planos edições especiais de periódicos internacionais, exposições em museus, incluindo coleções de vidro públicas e privadas, e materiais educacionais para disseminação universal.


Outra tarefa é a arrecadação de fundos, principalmente para financiar o evento de abertura em Genebra. Uma equipe está pronta para a ação, completa a presidente do ICG e do IYOG2022.


Fonte: glassonline.com