ANO INTERNACIONAL DO VIDRO SERÁ EM 2022

Ampla programação de eventos está em andamento


Reprodução: Glass Online

Em comunicado à imprensa, as principais entidades internacionais ligadas ao vidro acabam de anunciar oficialmente que irão enfatizar em 2022 — o “Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas” (United Nations International Year of Glass, IYOG2022) — seus papéis científicos, econômicos e culturais e comemorar vários aniversários.


Entre as entidades promotoras estão a Comissão Internacional do Vidro (ICG), a Comunidade de Associações do Vidro (CGA) e o Comitê Internacional de Museus e Coleções de Vidro (ICOM-Glass).

O vidro suporta muitas tecnologias vitais e sustentáveis, facilitando inúmeros aspectos do nosso dia a dia — mas muitas vezes passa despercebido.


IYOG2022


Essa iniciativa começou em 2018. O apoio veio de 1.500 universidades e centros de pesquisa, sociedades e associações, museus, artistas, educadores, fabricantes e empresas de 78 países localizados em cinco continentes.

Apesar das dificuldades causadas pela pandemia, o projeto foi negociado com as missões de vários países na ONU durante o mês de abril e aprovado em 11 de maio último. A resolução formal foi acordada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 18 de maio de 2021.


“Meus sinceros agradecimentos à Missão Espanhola na ONU, em particular ao embaixador espanhol Agustín Santos Maraver e à Ana Alonso, que conduziram este processo através das difíceis voltas e reviravoltas da diplomacia em tempos estressantes”, destaca a professora e pesquisadora Alicia Durán, presidente da ICG e do IYOG2022.