ANIVERSÁRIO DE 60 ANOS DE BRASÍLIA

No início era o barro Mar de poeira

Ondas douradas O desafio da criação Da transformação Da edificação (...)


(...) O imaginável se torna real Brasília surgiu bela, imponente Dona absoluta do espaço Um oásis cravado dentro do cerrado (...)

- Elisa Mattos

Nós voltamos o nosso olhar para o local todos os dias, principalmente quando o assunto é política. Hoje, no aniversário de 60 anos de Brasília - DF, a “capital da esperança”, como foi apelidada, será homenageada por poemas como este de Elisa Mattos.


UM POUCO DE HISTÓRIA


No dia 21 de abril de 1960, o então presidente Juscelino Kubitscheck anunciava a inauguração da cidade, antes mesmo da conclusão das obras. O plano piloto foi projetado pelos renomados arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, e erguido em apenas quatro anos. A cerimônia representava o marco de que o Brasil estava pronto para a modernidade, mudando a sede do governo do Rio de Janeiro para Brasília.


À direita: Populares no dia da inauguração de Brasília/ Reprodução: Zona Curva e à esquerda: construção dos ministérios/ Reprodução: Aventuras na História


O presidente teve a iniciativa, pois queria povoar a região central do país e ao mesmo tempo prevenir possíveis ataques marítimos.