top of page

ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO TERÁ DEBATE AO DIREITO À MORADIA DIGNA

A programação conta com passaporte cultural e visitação de marcos do centro


Fachada Pateo do Collegio
Pateo do Collegio/Divulgação: Governo do Estado de São Paulo

No dia 25 de janeiro, data que celebra o aniversário de 470 anos da capital paulista, a partir das 11h, acontece o encontro “Favela é o Centro – Moradia Digna como Direito”, que será realizado no Museu das Favelas. Esta será uma oportunidade para debater o acesso das famílias e comunidades de baixa renda aos serviços dos profissionais da arquitetura e urbanismo no âmbito da Lei 11.888/2008 (ATHIS – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social).

 

A atividade é uma parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e a Agência de Notícias das Favelas (ANF), que encerra a campanha publicitária realizada em quatro comunidades da capital paulista (Favela do Moinho, Parque do Gato, Vila Guilherme e Freguesia do Ó), por meio da instalação de 24 peças de minidoor social nas residências e comércios locais, com o mote “Arquitetas, Arquitetos e Urbanistas desde sempre, sempre presentes”. O objetivo deste debate do evento é reforçar a função social dos profissionais da área e a defesa e concretização de projetos e iniciativas que gerem moradias dignas e humanizadas, segundo o CAU/SP.

 

O encontro irá contar com a presença da presidente do CAU/SP, Camila Moreno de Camargo, da arquiteta e urbanista Ester Carro, do Instituto de Transformação Territorial, Cultural e Socioambiental Fazendinhando, e terá moderação do jornalista Djalma Campos.

 

Inaugurado em 2022, o Museu das Favelas, vinculado à Secretaria de Cultura do governo paulista, é um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e potências criativas das favelas brasileiras. Está sediado no Palácio dos Campos Elíseos, prédio centenário projetado pelo arquiteto alemão Matheus Häusler, e tombado pelo Condephaat, desde o final dos anos 70.

 

Profissionais interessados em acompanhar o debate podem assistir à transmissão pelo canal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) no portal YouTube.

 

PASSAPORTE NICHO: ROTEIRO CULTURAL PELO CENTRO

 

Ainda, durante as comemorações do aniversário da capital paulista, o Núcleo de Instituições Culturais do Centro Histórico lança o “Passaporte Nicho”, um roteiro cultural pelos icônicos equipamentos culturais da região.

 

O Nicho é uma iniciativa de líderes da Caixa Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil, CAU/SP, Museu da Bolsa do Brasil, Pateo do Collegio e Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

 

Trata-se de propor ações voltadas ao centro de São Paulo por meio do intercâmbio de programações e atividades culturais com o objetivo de potencializar a divulgação desses espaços, atrair público visitante e movimentar os debates em torno dos processos de transformação da cidade.

 

O passaporte e mapa terão uma tiragem limitada de 100 exemplares, com validade somente para o dia 25 de janeiro. Serão distribuídos gratuitamente no Pateo do Collegio, complexo histórico, cultural e religioso no centro de São Paulo e que sinaliza o local de origem da capital.

 

O Pateo é o ponto inicial do roteiro proposto e seu museu estará com visitação gratuita na data, a exemplo de todos os equipamentos culturais do Núcleo de Instituições Culturais do Centro Histórico. A cada parada do roteiro, o visitante poderá ‘carimbar seu passaporte’ e receber representações em miniatura da arquitetura das fachadas das instituições.


A sede do CAU/SP, na rua Quinze de Novembro, estará aberta ao público das 9 às 17h, com a exposição das premiações “Nós Projetamos o Futuro” e “Nós Construímos o Presente”, que mostram trabalhos de destaque produzidos por estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo.


Fonte: CAU/SP/Agência Ink Comunicação

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page