top of page
Equipe Contramarco

ACRÍLICO TORNA PROJETOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA CIVIL POSSÍVEIS

A leveza, durabilidade e resistência do material o torna versátil para variadas aplicações


Reprodução: New York Post e Pinterest


Nessas últimas semanas, os jornais de todo o mundo estamparam suas páginas com fotos de uma piscina transparente que liga dois edifícios de luxo em Londres. Vista de baixo, é como se ela não existisse e a pessoa que nada dentro dela estivesse na verdade voando a 35m de altura. A obra, assinada pelo engenheiro estrutural Brian Eckersley, foi batizada de Sky Pool, e possui 25m de extensão. O projeto só foi possível porque o acrílico, material que dá vida a piscina, além de transparente, ainda é altamente resistente.


Ao todo a piscina pesa 50 toneladas. Ela possui paredes de 200 mm e fundo de 300 mm de espessura. Sua capacidade é de 148 mil litros de água, com profundidade máxima de pouco mais de 3 m. E a Sky Pool não deve ser a única piscina aérea da cidade britânica. O desejo de construir uma piscina panorâmica de 360 graus no alto do que deve ser um hotel de luxo também foi recentemente anunciado. A Infinity London, também feita em acrílico, deve comportar 600 mil litros de água e ficar a 55 andares do chão.


AS VANTAGENS


Cobertura do Shopping Cidade Jardim (SP)/Reprodução Indac

De Londres para São Paulo, o acrílico foi o que tornou possível também a construção de uma cobertura retrátil no Shopping Cidade Jardim (SP). No total, a cobertura pesa 20 toneladas e conta com estrutura metálica para sustentação das calhas estruturais e trilhos, sistema retrátil motorizado e 16 módulos compostos de alumínio estrutural e cobertos com chapas de acrílico cast transparente de 3mm de espessura cada.


Neste caso, a leveza do acrílico, entre outros fatores, foi fundamental para sua escolha, já que a estrutura seria instalada na cobertura de um prédio. O vidro, por exemplo, além de não proporcionar a mesma transparência, ainda pesa mais do que o dobro do acrílico.


Segundo Reimar Sebold, diretor da Bold, marca que trabalha com comunicação visual, indústria e construção civil, essa leveza do material, além de impactar diretamente sobre o projeto, ainda permitiu diminuir também o peso da estrutura de sua sustentação. Isso significa que menos aço precisou ser usado e que, com isso, além de mais leve, o projeto ainda ficou mais clean.


Sebold ressalta que a durabilidade do acrílico foi outro fator determinante para a escolha deste material. “O policarbonato, por exemplo, tem uma durabilidade de 10 anos, já o acrílico tem uma durabilidade de tempo indeterminado, já que tem propriedades químicas intrínsecas contra os efeitos dos raios UV.


O uso do acrílico em obras deste porte não surpreende João Orlando Vian, executivo do Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico (Indac). Segundo ele, a transparência, leveza e resistência a impactos e às intempéries fazem das chapas acrílicas a escolha natural para aplicações na arquitetura. “As chapas acrílicas são utilizadas em uma grande variedade de aplicações na construção civil”.


Além de bonitas, leves, resistentes e altamente duráveis, completa Vian, as coberturas em acrílico ainda oferecerem a possibilidade de reduzir o consumo de energia elétrica com iluminação dos ambientes, já que permitem elevada transmissão de luz.


INOVAÇÃO, SOFISTICAÇÃO E PRATICIDADE PARA O DIA A DIA


Reprodução: Indac

O material também pode tornar até os projetos mais simples em verdadeiras obras de arte. Alexandre Lima, da Acrílico Design, de Recife, mostra portas e painéis divisórios em acrílico projetados pela arquiteta Mabel Rios, que remetem as divisórias orientais moçárabes ou mesmo às divisórias feitas com cobogó, como são conhecidos os elementos vazados usados na construção civil.


Segundo ele, além de mais leveza, essas são opções que contribuem com a funcionalidade do ambiente, já que permitem a passagem de luz e ar. Além disso, graças a grande oferta de cores e espessuras e até texturas, é possível fazer quase tudo com o acrílico. Que também é bastante versátil no que diz respeito à maleabilidade. O acrílico pode ser cortado, moldado, colado e ainda combinado com uma grande variedade de outros materiais, como MDF, madeiras em geral, pedras e concreto, entre outros.


Fonte: Indac

Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page