top of page

ACÚSTICA NA ABNT: INSTALAÇÃO DO COMITÊ BRASILEIRO É UM MARCO NA HISTÓRIA DO SETOR

Em cerimônia, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) e a Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) oficializaram, no dia 24 de novembro de 2022, a instalação do Comitê Brasileiro de Acústica (ABNT CB-196). Devido à importância do fato, foi anunciada a criação do Dia Nacional da Acústica, a ser comemorado todo 24 de novembro no calendário brasileiro.


Reprodução: ABNT


“É com grande satisfação que anunciamos a criação de um novo Comitê Brasileiro para tratar dos avanços da normalização em acústica. Temos muito a contribuir com esse mercado que se renova a cada dia”, iniciou Mario William Esper, presidente da ABNT. Ele ressaltou a satisfação da entidade em ser uma das protagonistas da criação do comitê ABNT CB-196. “É de extrema importância que comitês como esses se desenvolvam cada vez mais no Brasil, pois quando o país não desenvolve normas nacionais, adota-se regulamentações internacionais, que nem sempre se adequam à nossa realidade. Nosso lema é menos leis e mais normas, pois essas possuem um caráter mais democrático e de consenso da sociedade”, afirmou Esper.


MAIOR AGILIDADE AO PROCESSO DE NORMALIZAÇÃO


O novo comitê ABNT CB-196 nasce com o objetivo de elaborar normas técnicas compreendendo a medição de fenômenos acústicos, a sua geração, transmissão e recepção, projetos e todos os aspectos dos seus efeitos sobre o homem e o meio ambiente no que concerne à terminologia, diretrizes, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. Ele atuará como espelho do comitê técnico internacional de acústica da ISO, o ISO/TC 43 - Acoustics.


“É um marco para o setor e representa um avanço para a acústica no Brasil. O comitê ABNT CB-196 dará maior agilidade ao processo de normalização nacional em acústica e na representação brasileira nos organismos internacionais, entre outras deliberações”, declarou Luciano Nakad Marcolino, presidente da ProAcústica. Em seu discurso ele mostrou os exemplos de conquistas alcançadas pela ProAcústica ao longo dos 11 anos de existência. Ressaltou o protagonismo da associação perante o mercado na participação junto aos órgãos oficiais e sociedade civil.


BEM-ESTAR DA SAÚDE PÚBLICA


Com vistas à elaboração e revisão de normas que ampliaram a consciência e a importância da acústica no dia a dia das pessoas, a ProAcústica vem trilhando uma extensa representatividade setorial. Nesse sentido, o presidente Marcolino apresentou os resultados desse trabalho em divulgar e promover à toda sociedade a importância técnica do desempenho da qualidade acústica por meio de dois pilares, geração de conhecimento e o bem-estar da saúde pública.


Marcolino falou sobre o histórico de ações ligadas à produção de conteúdo técnico e apoio na elaboração e revisão de normas técnicas; a criação dos comitês e grupos de trabalho da entidade; e das atividades de divulgação que geraram repercussão na mídia brasileira e internacional. Citou, entre os mais importantes eventos, a realização do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (Inad), que deu origem à Lei 16.499 do Mapa de Ruído Urbano de São Paulo e ações que contribuíram para popularizar os conceitos e desafios da acústica. Além disso, anunciou a vitória conquistada pelo Brasil para sediar, em São Paulo, o Inter-Noise 2025, principal congresso de acústica internacional, após o país vencer a concorrência com o Canadá.


TRABALHO INICIADO NA DÉCADA DE 1980


O gestor do comitê ABNT CB-196 será Krisdany Vinicius Cavalcante, presidente da Sobrac, que ressaltou os desafios para a normalização da acústica e regulamentação legal de aspectos ambientais e da construção civil. “A criação do Comitê Brasileiro de Acústica é resultado de todo um trabalho que se iniciou na década de 1980. É importante deixar registrado para a sociedade que estes marcos fazem parte da ação de pessoas que visualizam a importância da criação de instituições. O comitê traz o setor de acústica para o mesmo nível de articulação técnica e institucional de outros importantes segmentos da economia brasileira”, afirmou Cavalcante.


O presidente da Sobrac delineou em seu discurso os momentos da trajetória de evolução da acústica no Brasil e da elaboração e revisão de normas técnicas nos 10 anos de existência da Comissão de Estudos Especiais do CEE 196 da ABNT. Pontuou as realizações da Sobrac com as publicações técnicas, formação e capacitação de profissionais, colaboração para a realização de eventos e da contribuição histórica da entidade nas discussões sobre temática da acústica no país.


Segundo Cavalcante, nesse período, foram 19 normas publicadas, sendo 15 adoções de normas internacionais e 4 normas brasileiras. Sem contar os desafios em mantê-las atualizadas. O ABNT CB 196 nasce desse histórico de trabalho, com um escopo definido, e já com 8 comissões de estudo. Hoje, também, foram instaladas as Comissões de Estudos - CE 001 - Terminologia, que será coordenada por Ranny Michalsky, da diretoria da Sobrac, e a CE 003 - Acústica Arquitetônica, sob a coordenação do vice-presidente técnico da ProAcústica, Marcos Holtz. Já Tiago Beletti, gerente técnico da ProAcústica, será o secretário do CB-196.


“Esse comitê vai permear outros setores e muitas interfaces. A ideia é estimular demandas de normas e identificar e acompanhar as necessidades regionalizadas e gerar certificações e relatórios, comentou Cavalcante. “Precisamos assim ter o domínio do conhecimento sobre a ciência e a tecnologia e continuar desenvolvendo os centros de pesquisas”, explicou. Outro desafio é tornar nossas normas referências para os países latino-americanos, por meio da difusão do nosso conhecimento e experiência.


Entre os representantes da ABNT estavam no evento o Diretor Geral, Ricardo Fragoso; Nelson Al Assal, diretor de normalização da entidade; e José Sebastião Viel, presidente do conselho técnico, que declarou: “a questão do conforto acústico tem se tornado um tema mundial. A acústica é um item importantíssimo que envolve todos os setores da economia. Se não alocarmos para o embate essas questões agora, ficará impossível a qualidade acústica no futuro”.


Reprodução: ABNT

Fonte: ProAcústica


Comments


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page