Neste 25 de janeiro de 2021, a cidade de São Paulo está completando 467 anos. Para comemorar a data, que tal conhecer cinco pontos arquitetônicos famosos da capital paulista?
1 - Casa de Vidro – Instituto Lina Bo Bardi
A casa projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi é uma das obras mais famosas da arquitetura moderna. A estrutura, cercada pela natureza, parece levitar sobre os finos pilares que a sustentam.
Arquiteta: Lina Bo Bardi
Ano: 1951
Endereço: Rua General Almério de Moura, 200 - Morumbi, São Paulo - SP
2 - Casa Modernista
Essa é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. A casa que já serviu de residência para Gregori Warchavchik, arquiteto que a projetou e sua família, hoje é um museu que participa do grupo “Museu da Cidade de São Paulo”, responsável pela manutenção de diversos pontos espalhados por SP que servem de referência arquitetônica. Na época, a casa gerou forte impacto e dividiu opiniões, por conta de sua estética.
Arquiteto: Gregori Warchavchik
Ano: 1928
Endereço: Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana, São Paulo - SP
3 - Edifício Copan
A arquitetura curvilínea é uma das características mais marcantes das obras de Oscar Niemeyer, nesta obra não seria diferente. O edifício conta com salas comerciais, apartamentos residenciais, bares e restaurantes e se destaca frente aos outros prédios com traços retos do centro de São Paulo.
Arquiteto: Oscar Niemeyer
Ano: 1966
Endereço: Avenida Ipiranga, 200 - República - São Paulo - SP
4 - Japan House
O espaço funciona como um centro cultural japonês e lá podem ser encontrados desde maquetes do arquiteto responsável pelo seu projeto, Kengo Kuma, até livros e produtos do Japão. O local também conta com um ambiente para exposições temporárias. É inevitável não perceber a construção de madeira, que encanta aos que passam por uma das avenidas mais famosas da cidade.
Arquiteto: Kengo Kuma
Ano: 2017
Endereço: Avenida Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo - SP
5 - Clube Atlético Paulistano
A estrutura é uma plataforma habitável semienterrada que pode ser entendida como uma continuação do piso urbano. A praça semielevada e aberta possibilita franco acesso às arquibancadas do ginásio coberto, sendo também um mirante. O ginásio do clube recebeu o primeiro lugar no “Grande Prêmio Presidente da República”, premiação da VI Bienal de Arte e Arquitetura, em 1961.
Arquitetos: Paulo Mendes da Rocha e João De Gennaro
Ano: 1961
Endereço: Rua Honduras, 1400 - Jardim América, São Paulo - SP
Confira mais locais para conhecer em:
Fontes: Arch Daily, linoleum e Museu da Cidade de São Paulo
Comentarios