top of page

5 PONTOS ARQUITETÔNICOS FAMOSOS DE SÃO PAULO

Neste 25 de janeiro de 2021, a cidade de São Paulo está completando 467 anos. Para comemorar a data, que tal conhecer cinco pontos arquitetônicos famosos da capital paulista?


Imagem: linoleum

1 - Casa de Vidro – Instituto Lina Bo Bardi


A casa projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi é uma das obras mais famosas da arquitetura moderna. A estrutura, cercada pela natureza, parece levitar sobre os finos pilares que a sustentam.


Arquiteta: Lina Bo Bardi

Ano: 1951

Endereço: Rua General Almério de Moura, 200 - Morumbi, São Paulo - SP


2 - Casa Modernista


Essa é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. A casa que já serviu de residência para Gregori Warchavchik, arquiteto que a projetou e sua família, hoje é um museu que participa do grupo “Museu da Cidade de São Paulo”, responsável pela manutenção de diversos pontos espalhados por SP que servem de referência arquitetônica. Na época, a casa gerou forte impacto e dividiu opiniões, por conta de sua estética.


Arquiteto: Gregori Warchavchik

Ano: 1928

Endereço: Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana, São Paulo - SP



Imagem: linoleum

3 - Edifício Copan


A arquitetura curvilínea é uma das características mais marcantes das obras de Oscar Niemeyer, nesta obra não seria diferente. O edifício conta com salas comerciais, apartamentos residenciais, bares e restaurantes e se destaca frente aos outros prédios com traços retos do centro de São Paulo.


Arquiteto: Oscar Niemeyer

Ano: 1966

Endereço: Avenida Ipiranga, 200 - República - São Paulo - SP


Imagem: linoleum

4 - Japan House


O espaço funciona como um centro cultural japonês e lá podem ser encontrados desde maquetes do arquiteto responsável pelo seu projeto, Kengo Kuma, até livros e produtos do Japão. O local também conta com um ambiente para exposições temporárias. É inevitável não perceber a construção de madeira, que encanta aos que passam por uma das avenidas mais famosas da cidade.


Arquiteto: Kengo Kuma

Ano: 2017

Endereço: Avenida Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo - SP


Imagem: linoleum

5 - Clube Atlético Paulistano


A estrutura é uma plataforma habitável semienterrada que pode ser entendida como uma continuação do piso urbano. A praça semielevada e aberta possibilita franco acesso às arquibancadas do ginásio coberto, sendo também um mirante. O ginásio do clube recebeu o primeiro lugar no “Grande Prêmio Presidente da República”, premiação da VI Bienal de Arte e Arquitetura, em 1961.

Arquitetos: Paulo Mendes da Rocha e João De Gennaro

Ano: 1961

Endereço: Rua Honduras, 1400 - Jardim América, São Paulo - SP


Imagem: Arch Daily

Confira mais locais para conhecer em:


Fontes: Arch Daily, linoleum e Museu da Cidade de São Paulo

Comentários


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page