top of page

5 PERFIS DE FOTOS ARQUITETÔNICAS PARA SEGUIR NO INSTAGRAM

A vastidão de formas e linhas, dimensões, nuances de cores, uso de materiais e, especialmente, a criatividade das obras arquitetônicas encantam a todos. Que tal fazer uma viagem através das lentes de fotógrafos famosos do meio? Trouxemos 5 profissionais que registram obras pelo mundo para você acompanhar no Instagram.



1- @huftonandcrow


A Hufton + Crow se dedica a criar fotografias inspiradoras da arquitetura contemporânea de interiores e exteriores em todo o mundo. O trabalho de dois profissionais da área resulta em atenção aos detalhes e abordagem criativa. As imagens descrevem a arquitetura dentro do ambiente construído.



2- @jesusgranada


O fotógrafo espanhol Jesús Granada ingressou em 1992 na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Sevilha, na Espanha. Desde 1999, encomendou fotografias de projetos em 22 países, alguns dos trabalhos foram publicados em livros e revistas de editoras de todo o mundo. Atualmente, é colaborador da editora El Croquis, para a qual desenvolveu nove monografias.



3 - @iwabaan


Conhecido principalmente por captar imagens que narram a vida e as interações que ocorrem na arquitetura, o fotógrafo holandês Iwan Baan estudou na Royal Academy of Art, em Haia, na Holanda, e trabalhou com fotografia editorial e documental em Nova Iorque (EUA) e na Europa.


Suas imagens da Torre David, em Caracas, na Venezuela, lhe garantiram o Leão de Ouro de Melhor Instalação em Veneza 2012, na Bienal de Arquitetura. Também foi ganhador inaugural do prêmio Julius Shulman de fotografia.


Ao lado de suas comissões da área, Baan colaborou em vários projetos de livros de sucesso, como Insular Insight: Onde a arte e a arquitetura conspiram com a natureza, Torre David: Comunidades verticais informais e Brasília e Chandigarh - Vivendo com a modernidade. Seu trabalho também aparece nas páginas de publicações de arquitetura, design e estilo de vida, como The Wall Street Journal, The New York Times, Architectural Record, Domus, Abitare e Architectural Digest.


Em dezembro de 2011 foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes no mundo da arquitetura contemporânea pela revista Il Magazine dell'Architettura. Já em 2016, recebeu o prêmio AIA Stephen A. Kliment Oculus.



4 - @ossipvanduivenbode


Ossip van Duivenbode estudou história da arquitetura e depois trabalhou no AIR, o centro de arquitetura de Rotterdam, na Holanda. Desde 2010, atua como fotógrafo da área independente. Seus clientes incluem arquitetos, editoras e instituições culturais. Suas fotografias aparecem em livros, revistas e periódicos internacionais. Ele é um dos fundadores do OMI, centro público de arquitetura holandês.


Com sua fotografia, busca projetos em larga escala que se quebram pelo pequeno uso humano. Ele também observa através das lentes lugares urbanos que voltam a ser íntimos pelas intervenções de pequena escala, por vezes temporárias.



5 - @archmospheres


Marc Goodwin é fotógrafo de arquitetura, escritor e professor. Natural de Londres (Inglaterra), atualmente divide seu tempo entre Europa, Américas, Oriente Médio e Ásia. Ele estudou na Universidade da Califórnia (EUA), Goldsmiths College, em Londres e, recentemente, completou um doutorado na Aalto University, Helsinque (Finlândia). A sua tese - Espaço Discursivo da Arquitetura, Fotografia - investiga os componentes da fotografia arquitetônica convencional e os contrapõe a um sistema de ambientes.


Seu trabalho foi publicado em seis livros de construção e inúmeras vezes na imprensa da área. Goodwin também produz fotos para o Architecture Studios Atlas.



Fontes: Hufton + Crow, Jesús Granada, Iwan Baan, Ossip ArchitectuurFotografie e Archmospheres.

Comentarios


V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page