A IMPORTÂNCIA DOS VIDROS DE SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Divulgação: PKO

Recentemente, uma criança de 5 anos faleceu após cair do 5º andar de uma janela onde o vidro cedeu em um prédio no Guarujá - SP. Casos como esse demonstram a importância do uso das normas técnicas na construção civil.

A norma da NBR 7199 de vidros para a construção civil diz que para instalações abaixo de 1,10m, em relação ao piso, o uso de vidros de segurança é obrigatório, o que não foi feito no caso do acidente.

Para fachadas, guarda-corpos e coberturas, o uso do vidro laminado é imprescindível, pois em casos de acidentes os fragmentos do vidro ficam presos à película.

O vidro temperado, por sua vez, é cinco vezes mais resistente que o comum, devido ao seu processo de fabricação. O material tem resistência aumentada por conta da têmpera, que aquece e resfria o vidro rapidamente. Em caso de quebra, o material estilhaça em pequenos fragmentos sem arestas e lascas.

Para casos onde os vãos são maiores, a fixação é feita por ferragens ou as juntas são secas, sendo ideal o vidro temperado-laminado, pois consegue aliar o benefício dos dois produtos: a maior resistência do vidro temperado e a integridade do vidro laminado.

Ainda segundo a norma, outro vidro que pode ser utilizado é o insulado, desde que em sua composição contenha outros tipos de vidro de segurança.

Quando a altura for acima de 1,10m, em relação ao piso, o vidro pode ser comum ou impresso, desde que a peça seja encaixilhada ou colada em todo o perímetro.


0 visualização

Tel: +55 (11) 5539-3200