Construção do Anhembi - Reprodução: site Jorge Wilheim
Quem mora em São Paulo ou já visitou a cidade, certamente conhece o Vale do Anhangabaú, o Pateo do Collegio ou o centro de eventos Anhembi. Esses cartões postais da cidade têm em comum um nome: Jorge Wilheim (1928-2014), arquiteto e urbanista responsável pela reurbanização (Anhangabaú e Pateo do Collegio) e construção (Anhembi). O Sesc Consolação exibe exposição sobre o arquiteto até dia 13 de dezembro de 2019, das 10h às 21h.
A exposição, chamada “Conversas na Praça”, nasce de um último desejo/projeto do arquiteto: um banco, localizado em alguma praça da cidade de São Paulo, onde ele pudesse sentar com seus livros, desenhos e com os jovens, para conversarem sobre suas vidas e locais que habitam.
Construção do Anhembi - Reprodução: site Jorge Wilheim
O material expositivo apresenta as principais obras e projetos do urbanista: o Parque Anhembi, a cidade de Angélica no Mato Grosso do Sul, a reconfiguração do Pateo do Collegio, o calçadão da Rua Augusta, os planos diretores das cidades de Curitiba e Joinville e a reurbanização do Vale do Anhangabaú.