SAIBA A DIFERENÇA ENTRE VIDROS TEMPERADOS E LAMINADOS


Reprodução: Guardian Glass

Segurança e resistência são os pontos mais estudados quando o assunto é vidraçaria.

Os vidros temperados passam por altas temperaturas para depois serem resfriados rapidamente. Esse processo dá até seis vezes mais resistência a impactos frontais, ao calor, a choques térmicos e torções. É constantemente utilizado na construção civil em portas de vidro e janelas, também é um material que pode ser usado em guarda-corpos, vitrines, móveis e box de banheiros.

Já o laminado contém uma película plástica elástica fundida entre duas peças de vidro. Essa configuração faz com que ao ser quebrado, os estilhaços do vidro permaneçam colados, não oferecendo riscos. Também é a escolha mais comum para envidraçamento de sacadas e coberturas, proporcionando proteção UV, resistência a impactos e excelência acústica.

Aline Amorim, arquiteta da empresa RR Espelhos, explica como é a regulação brasileira sobre os materiais, “para o envidraçamento de sacadas, por exemplo, temos a norma técnica (ABNT NBR 16259) que determina a necessidade dos produtos serem fornecidos em vidro temperado ou laminado, mas a decisão entre os dois tipos vai depender das particularidades do local onde será instalado”.


0 visualização

Tel: +55 (11) 5539-3200