• anallt

SEGUNDO RELATÓRIO DE SISTEMISTAS HOMOLOGADOS PELO PSQ


O Programa Setorial da Qualidade acaba de publicar o segundo relatório dos sistemas homologados. O documento apresenta os produtos avaliados, a normalização adotada, o processo de homologação dos sistemas e os sistemas já homologados pelo PSQ.

Esta é a primeira vez que toda a cadeia produtiva das esquadrias está sendo envolvida em um sistema completo para avaliar a qualidade dos produtos do início ao fim do processo produtivo, envolvendo além da mantenedora AFEAL (Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), também a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) como coparticipante do projeto.

A utilização de sistemas homologados é condição fundamental para a participação ou o atrelamento dos fabricantes de esquadrias ao PSQ, seja como fabricante participante, seja como fabricante multissistema.

Foram avaliadas a qualidade e resistência mecânica dos perfis utilizados, o tratamento de superfície dos perfis, a qualidade e vida útil de projeto dos componentes e também foi determinado o desempenho potencial dos sistemas de perfil no processo. Foram homologados os sistemas para as esquadrias-alvo do PSQ com base nos resultados obtidos os ensaios dos perfis, selantes e demais componentes, do confronto de suas partes e da montagem da janela com os projetos, além dos ensaios de desempenhos com janelas construídas a partir dos sistemas. Para estas avaliações, foram utilizadas a normas técnicas ABNT NBR 10.821 – Esquadrias para Edificações e NBR 15.575 (“Norma de Desempenho”).

Toda vez que o programa tiver novos sistemas homologados, a lista será atualizada.

Clique aqui para ler o relatório completo.


0 visualização

Tel: +55 (11) 5539-3200