TEMAS QUE PREOCUPAM GESTORES NA CAPACITAÇÃO DE PESSOAS

Os gestores da cadeia produtiva de esquadrias de alumínio mostraram, em mais de 50% das respostas dadas a pesquisa realizada pela Afeal (Associação nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), que o tema de maior interesse quando o assunto é programa de capacitação de pessoas− cursos, treinamentos e outros formatos – envolve aspectos que abrangem o cumprimento de normas técnicas. A pesquisa envolveu 23 profissionais com cargos de presidentes de empresa, diretores, gerentes, coordenadores ou supervisores e outros.
Em segundo lugar, com 17,39% dos votos, ficaram os programas que capacitam profissionais na área de projetos; e em terceiro lugar, empatados com 13,04%, os das áreas de questões tributárias, processos fabris e novas tecnologias. Em seguida, vieram, com 4,35%, os temas acústica e extrusão.
O formato preferido para os programas, com 64,64% dos votos, foi a palestra à distância, ao vivo, via web (até 40 minutos). Seguido por um empate entre curso presencial (de 8 a 24 horas/aula) e palestra presencial (até 3 horas), com 36,36% dos votos ambos.
O perfil dos participantes da pesquisa foi composto por 52,17% de fabricantes de esquadrias; 17,39%, de fabricantes de componentes e tratamento de superfície; 13,04% de fornecedores de compostos e chapas; 8,70% de sistemistas e fornecedores de máquinas e equipamentos; e 4,35% de revenda, fornecedores de parafusos e fixadores e fornecedores de vidros.
A pesquisa foi realizada entre o período de 11/12/2017 até 05/03/2018. Os participantes puderam sugerir temas e formatos de capacitação que serão analisados pela Afeal para possível implantação no programa de melhoria contínua da entidade.
Fonte: AFEAL