top of page

ATENÇÃO ÀS NORMAS PARA PORTAS AUTOMÁTICAS

Revista Contramarco

Foto: Ilustração

Presentes nos mais diversos projetos de arquitetura, as portas automáticas aliam praticidade e beleza além da facilidade de acesso. Para que atendam à finalidade a que se destinam, entretanto, é necessário observar orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Nesse caso, há dois documentos elaborados no âmbito da Comissão de Estudo Especial de Portas Automáticas (ABNT/CEE-107), responsável pela Normalização para sistemas de portas automáticas acionadas por sensor e por comando manual.


Uma das normas é a ABNT NBR 15202: 2006 - Sistemas de portas automáticas, que estabelece os requisitos para o desempenho de sistemas de portas automáticas de uso para pedestre e tráfego de pequenos veículos, visando garantir a operacionalidade com segurança e durabilidade.


A outra norma é a ABNT NBR 16025: 2012 - Sistemas de portas automáticas — Requisitos e métodos de ensaios, que estabelece os requisitos de segurança e métodos de ensaio dos componentes de portas automáticas deslizantes horizontais (retas e curvas), portas batentes e portas automáticas utilizadas em saídas de emergência para pedestres.


Se o projeto prevê portas automáticas de vidro, a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), que responde pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), alerta que deve ser utilizado apenas o material de segurança (vidros temperados ou laminados).


Caso o projeto inclua esquadrias, é preciso atender às especificações da ABNT NBR 10821 – Esquadrias para edificações, norma técnica com cinco partes, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (ABNT/CEE-191). Confira:


ABNT NBR 10821-1:2017 - Esquadrias para edificações. Parte 1: Esquadrias externas e internas - Terminologia

ABNT NBR 10821-2:2017 - Esquadrias para edificações. Parte 2: Esquadrias externas - Requisitos e classificação

ABNT NBR 10821-3:2017 - Esquadrias para edificações. Parte 3: Esquadrias externas e internas - Métodos de ensaio

ABNT NBR 10821-4:2017 - Esquadrias para edificações. Parte 4: Esquadrias externas - Requisitos adicionais de desempenho

ABNT NBR 10821-5:2017 - Esquadrias para edificações. Parte 5: Esquadrias externas - Instalação e manutenção


A Abravidro ainda faz três recomendações: 1) esquadrias de alumínio precisam ser anodizadas ou protegidas por pintura eletrostática; 2) esquadrias de aço carbono ou ligas de aço e cobre devem ser galvanizadas ou receber pintura ou tratamento que as protejam contra corrosão; e 3) As esquadrias escolhidas devem ser aprovadas em ensaios de desempenho acústico, penetração de ar, estanqueidade à água, além de resistência a cargas uniformemente distribuídas e às operações de manuseio.


Fonte: ABNT

V&S Blog.jpg

 Receba notícias atualizadas no seu WhatsApp gratuitamente. 

bottom of page