Buscar
  • anallt

COMBATE À POLUIÇÃO SONORA TEM MANIFESTAÇÃO EM SP


Neste 26 de abril de 2017, uma intervenção urbana instalará protetores auditivos nas esculturas do Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, para marcar o “Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído”, do INAD Brasil (International Noise Awareness Day).

Nesse dia, como parte da campanha “Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição”, está programado um minuto de silêncio (das 14h25 às 14h26), no mesmo horário da manifestação em outros países. Outras atividades também estão programadas para o dia.

O evento na capital paulista é resultado de uma iniciativa da Associação Brasileira para Qualidade Acústica (ProAcústica) e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), por meio do Departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz).

O objetivo dessa ação é conscientizar a população sobre o ruído e seus efeitos na saúde, na qualidade de vida e no meio ambiente.

Mapa do Ruído e o INAD

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o ruído é a segunda causa de poluição ambiental, ficando atrás somente da poluição do ar.

A cidade de São Paulo, por meio de organizações da sociedade civil, vereadores e entidades setoriais vem realizando desde 2014 a “Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora”, por ocasião do INAD.

O resultado dessa ação culminou na Lei 16.499 - Mapa do Ruído Urbano, de 21/07/2016, que determina à Prefeitura de São Paulo a desenvolver e implantar o Mapa do Ruído da cidade, uma importante ferramenta de diagnóstico para melhorar a gestão dos impactos da poluição sonora.

O INAD foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication, para promover o evento mundial de conscientização, que consiste em realizar 60 segundos de silêncio como forma de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população.

Evento: INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído em São Paulo, Brasil

Data: 26/04/17 - 4ª feira

Tema Inad Brasil 2017: Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição

Ação: “Manifesto do Silêncio” - intervenção urbana no Monumento às Bandeiras, Ibirapuera, em São Paulo (SP)

Local: Umapaz SVMA (Auditório I Araucária) & Monumento às Bandeiras

Endereço: Avenida Quarto Centenário, nº 1268 - Portão 7A - Parque Ibirapuera – São Paulo (SP)

Horário: das 14h00 às 20h30

Mais informações INAD SP: www.proacustica.org.br/inad/2017

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1cN9Yh_dkcJ2mcPKN_31mjjT6X8E0S1h2ZlXLuQK520GqKg/viewform?c=0&w=1.

90 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200