O invento agiliza a obra, evita infiltrações e permite a captação de energia solar
As questões sustentáveis e econômicas têm ganhado espaço nas construções civis do Brasil e de diversos países no mundo. Pensando nisso o empresário Luciano de França Costa Silva, que atuou durante anos na construção civil, desenvolveu um contramarco sustentável, que é pré-moldado de rápido encaixe na alvenaria, podendo ser utilizado nos prédios ou casas.
O invento visa acelerar o processo construtivo e a instalação das janelas, evitar problemas oriundos da má instalação do contramarco, dispensar as pingadeiras, bem como a necessidade da peça ser chumbada na alvenaria, o que previne infiltrações.
“Sempre observei que havia uma preocupação ou problema com as janelas, contramarco e pingadeiras. Foi aí que surgiu a ideia”, conta o inventor. Segundo ele, fábricas de plástico, fábricas de placas fotovoltaicas e construtoras são o público-alvo inicial do produto.
O produto possui duas versões:
Contramarco para prédios em construção: modelo universal, com ou sem moldura, feito em polipropileno, o que permite o encaixe direto na alvenaria, proporcionando maior rapidez e facilidade de instalação. Possui rebaixo nas partes externa e laterais para o encaixe de placas fotovoltaicas para captação de energia solar e posterior conversão em eletricidade;
Molduras para estabelecimentos prontos: confeccionadas em polipropileno, podem ser instaladas na fachada do prédio e permitem o encaixe das placas fotovoltaicas.
O “Contramarco Sustentável” já foi registrado por Luciano junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Hoje, ele busca investidores para produzir e comercializar o seu produto, seja por meio da venda ou licenciamento da patente, ou ainda via formação de sociedade.
Mais informações: http://blogdosinventores.com.br/construcao-civil-evolui-com-o-contramarco-sustentavel/
Com informações ANI (Associação Nacional dos Inventores)