• anallt

ECOEFICIÊNCIA: ESTUDO COMPARA JANELAS DE PVC E DE ALUMÍNIO


O Instituto Brasileiro do PVC (www.pvc.org.br) encomendou uma análise técnica para comprovar que a janela de pvc branca tem eficiência energética duas vezes superior à da janela branca de alumínio, principalmente relacionada ao conforto térmico gerado pelas alternativas analisadas. “Devido a seu isolamento térmico, em temperaturas mais altas, como no verão ou em regiões mais quentes, que requerem maior uso de ar-condicionado, a janela de pvc faz com que a troca de calor entre ambientes interno e externo de uma edificação seja menor”, informa o Instituto.

O estudo foi realizado pela Fundação Espaço ECO (FEE, www.espacoeco.org.br) para o Instituto Brasileiro do PVC. Instalada em São Bernardo do Campo (SP), a Fundação foi instituída pela empresa química internacional Basf com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão.

PROCESSO DE PRODUÇÃO

O estudo revela que, entre as 11 categorias ambientais analisadas, o consumo de energia ao longo do ciclo de vida das janelas é a categoria de maior relevância para esta cadeia produtiva, 31%. “No processo de produção, a janela de pvc apresenta consumo de energia 2,3 vezes menor em relação à produção da janela de alumínio”, destaca o comunicado.

“Na montagem, a alternativa em alumínio deve receber a cor branca por meio de pintura eletrostática (processo que consome muita energia elétrica), procedimento não necessário para a alternativa em pvc, pois esta já possui coloração branca”, acrescenta o Instituto do PVC.

INFORMAÇÕES PARA O CONSUMIDOR