Buscar
  • anallt

FAÇA PARTE DO CB-37

As normas técnicas têm uma contribuição enorme e positiva para a maioria dos aspectos de nossas vidas. Quando elas estão ausentes, logo se nota. São inúmeros os benefícios trazidos pela normalização para a sociedade, pois elas simplificam e padronizam procedimentos, propiciam segurança tanto a quem presta o serviço como para quem o consomem.

No segmento vidreiro, o órgão responsável por elaborar e atualizar os textos normativos é o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (CB-37), da Associação Brasileira de Normas Técnicas, e sediado na Abravidro. O CB-37 atua na normalização no campo de vidros planos, compreendendo materiais e propriedades dimensionais no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

De acordo com o site da Abravidro, qualquer profissional pode participar das reuniões onde são discutidas as normas, contribuindo com ideias e informações. Quando é apresentada a necessidade de criação de uma norma é formada uma comissão de estudo com representantes das partes interessadas. É aqui que os voluntários entram. Após a discussão e aprovação por consenso, o que acontece após algumas reuniões, o projeto é submetido à análise de toda a sociedade por intermédio do processo de consulta pública.

As sugestões ou objeções técnicas apresentadas durante esse processo voltam para a comissão de estudos, onde são analisadas e consideradas antes de o projeto de norma ser aprovado para publicação como norma brasileira pela ABNT. Por isso, não fique alheio a esse importante trabalho.

A agenda das reuniões do ABNT/CB-37 está disponível no site da Abravidro.

Para receber convites em seu e-mail, mande mensagem para cb37@abnt.org.br e solicite sua inclusão na comissão de estudo.

Mais informações no site da Abravidro >>> http://abravidro.org.br/punoticias/ajude-criar-as-normas-tecnicas-vidreiras-seja-um-voluntario-do-cb-37/

27 visualizações

Tel: +55 (11) 5539-3200