Edição nº140 nov/dez 2019

Contramarco_140_-_matéria_1.jpg
Contramarco_140_-_matéria_2_edited_edite
CAPA: Sucesso em SC, a feira itinerante tem novidades para as futuras edições

A melhor de todas as dez edições realizadas até agora pelos organizadores do Salão Itinerante de Esquadrias e Vidro (SAIE VETRO) aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro de 2019 no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), localizado na região central da capital catarinense.

Organizado pela Cesar Tavares Comunicações e tendo como mídia oficial a revista Contramarco, o SAIE VETRO 2019 atraiu milhares de visitantes provenientes de diversas regiões do País e contou com bem-sucedidos eventos simultâneos, como o 11º Seminário de Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom), o 17° Seminário Brasileiro de Serralheria (Sebraser), o 3º Encontro Regional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, e o encontro regional Esquadrias de PVC em Foco — todos eles com plateia lotada de profissionais interessados nos temas abordados.

O evento itinerante recebeu visitantes de diversas regiões do País, que vieram conhecer e realizar negócios com as mais de 60 marcas expostas. 

FALA, PROFESSOR!: Dicas que ajudam você a construir um modelo de negócio imbatível

Quando sonhamos com um novo projeto parece que encontramos a solução perfeita para nossos clientes. Tudo parece mágico. Mas quando colocamos em prática, sem fazer uma análise sistemática, descobrimos que a realidade é bem diferente, e portanto nos vemos em uma situação difícil onde necessitamos mudar de pensamento.

O objetivo deste artigo é orientar empresários dos segmentos de serralheria e vidraçaria no desenvolvimento, inovação ou diferenciação do seu negócio utilizando a ferramenta chamada Business Model Canvas, que traduzida significa Quadro de Modelo de Negócios. 

 

Essa ferramenta criada por Alexander Osterwalder e conhecida como Modelo Canvas, propõe dividir um novo negócio ou o existente em blocos (áreas estratégicas) que facilitam sua descrição e visualização. A ferramenta também auxilia empresários no lançamento de um novo produto ou serviço.

É importante esclarecer que o Plano de Negócios é diferente do Modelo Canvas. 

MERCADO EM PAUTA: Conheça o movimento das esquadrias de alumínio em 2019 e as projeções
 

Chegamos ao fim de 2019 e é hora de fazermos um balanço do ano com projeções para 2020 e 2021 sobre o movimento da indústria de esquadrias de alumínio. 

No final de 2018, estávamos muito otimistas pelo fato da mudança política no Brasil, resultante das eleições. O cenário internacional projetava um crescimento positivo, com o Produto Interno Bruto (PIB) — medida que define a renda total do país a partir dos resultados somados da produção da agropecuária, da indústria e do setor de serviços — dos principais países apresentando bons crescimentos, como podemos observar no gráfico 1.

Diante dos acontecimentos registrados no ano de 2019, várias circunstâncias imprevistas tomaram corpo na economia mundial. Por exemplo, a crise envolvendo os Estados Unidos versus China, o Brexit (movimento político de saída do Reino Unidos da União Europeia), a queda no PIB mundial, a fuga dos investidores à procura de moedas fortes e a queda dos preços das commodities.

Publicidade:
banner ok.gif
 

Tel: +55 (11) 5539-3200