top of page

Edição nº170 nov/dez 2024

MENSAGENS & EVENTOS: FÓRUM CONTRAMARCO SUL CONFIRMA ÊXITO EM CURITIBA 

A agenda de eventos bem-sucedidos do Grupo Contramarco continuou em Curitiba, no Viasoft

2 Fórum Contramarco = 2.jpg

Experience, um dos principais locais de exposição e congressos da capital paranaense. 

Por volta das 13h, do dia 24 de outubro, o público inscrito na quinta edição do Fórum Contramarco começou a chegar à área reservada para o evento, concentrando-se junto aos balcões de exposição de produtos e soluções técnicas dos patrocinadores.

Pouco a pouco, o auditório foi recebendo os profissionais interessados em assistir às palestras, lotando todas as cadeiras disponíveis.


Como parte do público ficou de fora, foram acrescentadas mais cadeiras no auditório do Fórum para acomodar todos, somando mais de 300 participantes sentados, restando ainda cerca de uma centena de profissionais junto aos balcões de exposição.

Por volta das 14h, Luis Tavares, diretor do Grupo Contramarco e realizador do Fórum, deu início ao evento, chamando ao palco o primeiro palestrante, Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som, que discorreu sobre o tema “Acústica aplicada nas esquadrias na prática”, lembrando que em 2025 a cidade de São Paulo irá sediar o InterNoise, prestigiado evento internacional sobre acústica, que reunirá 62 países participantes.

Em seguida, o especialista José Carlos Cattel, diretor da consultoria Ilummini, apresentou suas dicas sobre a “Indústria de esquadrias de alto desempenho: melhores práticas de gestão”, alertando e demonstrando porque a empresa deve ter seu o foco no conhecimento apurado de seus processos, pois assim chegará melhor aos resultados almejados e ao desempenho lucrativo.

DEBATES COM ARQUITETOS E CONSTRUTORAS

No final da segunda palestra, Tavares anunciou os arquitetos convidados para o primeiro debate do dia com o tema “Qual o futuro arquitetônico das esquadrias e fachadas?” 

Participaram do debate as arquitetas Andréa Posonski, Caroline Bollmann e Luisa Fabri, e os arquitetos Felipe Chimanski e Manoel Doria. No debate, todos eles observaram que, no Brasil, a indústria de esquadrias ainda não está verdadeiramente preparada para atender o mercado residencial de alto padrão, e que geralmente as faculdades de arquitetura não oferecem informações mais detalhadas sobre as tipologias e sistemas de esquadrias, entre outros assuntos relevantes, que precisam ser encarados com mais atenção e resolvidos de forma competente pelos profissionais envolvidos nesse mercado. 

Após o intervalo do café, Tavares reuniu no palco os participantes do segundo debate, com o tema “A visão das construtoras sobre a indústria de esquadrias e vidro”: Leodir Prado (diretor de novas tecnologias da construtora San Remo), Jordano Busanello (gerente de obras da Laguna Incorporadora e Construtora) e, novamente, a arquiteta Luisa Fabri (fundadora do Escritório FBR Arquitetura). 

Em linhas gerais, os três debatedores salientaram a importância da parceria entre todas as partes e da interação fluente, e porque é necessário orientar o cliente sobre a questão da qualidade e vida útil em relação ao preço, e contar com um bom atendimento pós-venda por parte do fornecedor das esquadrias, entre outros tópicos relevantes para um adequado andamento da obra até sua entrega ao cliente, evitando assim maiores problemas futuros. 

INDÚSTRIA VIDREIRA

Na sequência, subiu ao palco o especialista Fernando Simon Westphal, da Abividro e colunista da revista Contramarco, para apresentar o tema “Conforto térmico através do vidro”, comentando sobre inúmeros exemplos de obras com fachadas envidraçadas que têm a certificação de qualidade LEED, considerada o padrão de construção sustentável mais reconhecido do mundo. Ele salientou que não existem vidros extremamente claros sem transmissão de calor, e que para oferecer esta proteção, o vidro precisa contar com diversos fatores em sua produção (uso de películas, qualidade low-e, vidros insulados ou duplos, etc.). 

Outro destaque na palestra foi a indicação do site vidrocerto.org.br — que oferece informações gratuitas sobre o produto e tendências, incluindo uma calculadora de economia de energia com vidros de controle solar e link de acesso ao portal educavidro.com.br que reúne cursos temáticos e trilhas profissionais para quem pretende se tornar profissional do vidro para construção civil. 

NORMAS TÉCNICAS

A palestra final abordou o tema “Os benefícios de cumprir as normas técnicas”, com a especialista Michele Gleice, do Instituto Tecnológico da Construção Civil (iTEC Lab) e colunista da revista Contramarco. 

Ela salientou que, cada vez mais, as normas técnicas registradas pela ABNT estão ganhando atualizações e são instrumentos válidos no Código de Defesa do Consumidor, que pode ser acionado juridicamente contra o fornecedor de uma obra, caso existam prejuízos ao cliente pela má qualidade da edificação entregue, incluindo o mau funcionamento das esquadrias. Ela lembrou que, entre os mais de 2 mil processos registrados nos últimos cinco anos no Brasil, a norma técnica NBR 15575 (que estabelece os requisitos de desempenho) é uma das mais citadas na defesa do consumidor.
 
PERCORRENDO O PAÍS

Até agora, foram realizadas cinco edições de Fórum Contramarco. A primeira aconteceu no dia 18 de maio de 2023 em Goiânia (GO), depois nos dias 28 e 29 de setembro de 2023 o evento desembarcou em Fortaleza (CE). 


A próxima parada foi em Belém (PA), no dia 14 de março de 2024. Depois, o evento seguiu para São Paulo (SP), no dia 27 de junho de 2024 — sendo esta quarta edição considerada histórica, por reunir mais de 500 profissionais do setor, provenientes de diversas regiões do Brasil e por trazer, pela primeira vez, debates importantes com executivos de construtoras sobre a presença e importância das esquadrias e vidro em suas obras.

Em 24 de outubro de 2024, a quinta edição em Curitiba (PR), com foco voltado para a região Sul, gerou grande expectativa, posicionando o Fórum como um importante ponto de encontro do mercado de esquadrias, vidros e fachadas.

EM 2025 

Já estão confirmadas duas edições do Fórum Contramarco. No primeiro semestre, Salvador (BA) deverá receber o evento, em data e local a serem confirmados.

E no segundo semestre, o Fórum Contramarco chegará a Brasília (DF), também em data e local a serem confirmados. 

Fique atento e acompanhe todas as nossas atualizações pelo site na internet www.forumcontramarco.com.br e também pelas redes sociais em @contramarco 

Publicidade:
banner-canal.jpg
contramarco-156x120px.gif
Banner - 156x60.jpg
gif divinal v3 (1) (1).gif
roldanas (2).gif
Guardian-Technical-Services-Contramarco (2).gif
Banner GIF FESQUA 2026 (1) (1).gif
GIF-BANNER.gif
2 Fórum Contramarco = 3.jpg
Leia a matéria na íntegra na Edição nº170 nov/dez 2024 - solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante   
Contramarco_-_logomarca_RED-removebg-preview (3).png
Anchor 1
bottom of page