Edição nº168 jul/ago 2024
MENSAGENS & EVENTOS: EDIÇÃO HISTÓRICA DO FÓRUM CONTRAMARCO SP
Mais de 500 visitantes e 53 marcas patrocinadoras tornam histórica a quarta edição realizada na capital paulista
Em 27 de junho de 2024, o hotel Grand Mercure Vila Olímpia, na capital paulista, recebeu a 4ª edição do Fórum Contramarco. Durante o evento, mais de 500 profissionais do setor, provenientes de diversas regiões do país, assistiram a palestras e debates com especialistas renomados e puderam conhecer as novidades em produtos apresentados nos balcões de exposição, ao lado do salão de palestras.
Construtoras e entidades
Realizado pelo Grupo Contramarco, o encontro contou com o apoio de 53 marcas e trouxe duas novidades: um painel de debate com executivos de construtoras falando sobre o uso de esquadrias e vidro nas obras, e outra roda de debate com entidades comentando sobre a conscientização normativa dentro da construção civil.
Na plateia do Fórum estavam fabricantes de esquadrias, serralheiros, vidraceiros, arquitetos, consultores, construtores, engenheiros civis e demais profissionais relacionados.
“A gente faz tudo isso para ajudar na evolução deste mercado, para informar, melhorar e subir a régua da indústria de esquadrias e vidro”, disse Luis Tavares, diretor do Grupo Contramarco na abertura do evento, enquanto agradecia a presença do público que lotou o auditório.
Programação
Após a abertura da área de exposição de produtos, que reuniu os patrocinadores ouro em estandes, o público pôde conhecer de perto as muitas novidades em produtos, serviços e soluções.
Em seguida, teve início no grande auditório ao lado, as diversas palestras com especialistas de renome na indústria de esquadrias e vidro. A mediação foi de Fernando Rosa, gerente geral da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal).
O primeiro painel trouxe o tema “Mercado e tendências das esquadrias de alumínio”, ministrado pelo especialista José Carlos Garcia Noronha, administrador de empresas e consultor na área de alumínio.
Na sequência, foi a vez de discutir sobre as “Novas perspectivas para o mercado de esquadrias em PVC no Brasil”, com apresentação de Tônia Lima, presidente da Aspec PVC, e CEO da profine Brasil América do Sul.
“Conforto térmico através do vidro” foi o tema ministrado por Fernando Westphal, consultor técnico da Abividro, engenheiro civil, professor, pesquisador da UFSC e colunista da revista Contramarco.
Logo após, o público assistiu a uma detalhada apresentação sobre a “Indústria de esquadrias de alto desempenho: melhores práticas de gestão empresarial para ampliar a eficiência”, conduzida por José Carlos Cattel, engenheiro mecânico, proprietário da Ilummini Planejamento Estratégico e Gestão e colunista da revista Contramarco.
A primeira parte do evento foi encerrada com intenso networking durante o café oferecido pela organização Fórum e exposição de produtos e soluções dos patrocinadores presentes nos balcões.
Período da tarde
Após o intervalo do almoço, o público retornou ao auditório para a segunda parte do evento, iniciando com o projeto “Divas do Vidro”, que representa as mulheres do setor vidreiro. Denise Fonseca, da equipe comercial da Glasspeças, realizou a apresentação.
O quinto e último painel aconteceu na sequência, com o tema “Ferramentas de engenharia aplicadas no desenvolvimento das soluções de fachadas envidraçadas”, ministrado pelo consultor Crescêncio Petrucci Júnior, engenheiro civil e proprietário da Crescêncio Petrucci Engenharia.
Dois importantes debates
A bem-vinda e proveitosa novidade desta quarta edição do Fórum Contramarco foi a realização de dois debates com expoentes do setor.
O primeiro debate atraiu o público para “A conscientização sobre a conformidade técnica na construção civil”, reunindo no palco Filipe Gattera, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal); Laura Marcellini, diretora técnica da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat); Lucien Belmonte, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro); Tônia Lima, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis, Componentes e Esquadrias de PVC (Aspec PVC); e Wandyr Pedão, presidente do Sindicato da Indústria de Esquadrias e Construções Metálicas do Estado de São Paulo (Siescomet), com mediação de Fernando Rosa.
Para encerrar as atividades com chave de ouro, o evento recebeu no palco o debate “Visão das construtoras sobre a indústria de esquadrias e vidro”, mediado por Luis Tavares, diretor do Grupo Contramarco, que convidou ao palco quatro executivos de grandes construtoras: Ronaldo Nunes, coordenador de projetos na Construcap; Guilherme Margara, gerente de arquitetura na WTorre; Fábio Morais, vice-presidente da Brookfield Properties; e Ricardo Monteiro, diretor executivo na Engenharia da Setin Incorporadora.