Edição nº173 maio/junho 2025
CAPA: POR QUE FACHADAS EFICIENTES ESTÃO GANHANDO ATENÇÃO
Nos dias de hoje, a contínua evolução do processo construtivo de edifícios residenciais, comerciais, corporativos, industriais e de uso público segue muitos requisitos básicos para que a fachada de um empreendimento de boa qualidade possa ser considerada eficiente e funcional.
Vários fatores são levados em conta nesse processo, desde a observação das normas técnicas vigentes, o uso de novos equipamentos de produção (que permitem maior precisão e agilidade construtiva), pessoal bem treinado, experiente, até questões como as mudanças climáticas que vêm ocorrendo com certa frequência em todo o planeta e o uso de inteligência artificial.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato por e-mail, telefone e aplicativo de mensagens com diversos executivos, fabricantes de fachadas e especialistas no assunto, buscando reunir informações abrangentes e atualizadas para que você, nosso leitor, tenha em mãos um material confiável, que pode servir de boa referência para consultas.
Projetos zero carbono, fotovoltaicos, com certificação LEED e proteção termoacústica estão entre os avanços adotados por construtores e fabricantes de esquadrias e vidro para construção civil.
A fachada eficiente otimiza o consumo de energia e os recursos em edifícios, minimizando o impacto ambiental e proporcionando maior conforto aos ocupantes.
Nesta reportagem de capa (com a íntegra disponível na edição impressa e online), nossa equipe entrevistou executivos da Afeal, Arqmate Consultoria de Esquadrias, Aspec PVC, Itefal e ProAcústica, e os consultores especializados Crescêncio Petrucci Júnior, Fernando Simon Westphal (da Abividro) e Maria Teresa Faria.

Leia a matéria na íntegra na Edição nº173 maio/junho 2025 - solicite seu exemplar
Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante
.png)