top of page

Edição nº164 nov/dez 2023

A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS DE ESQUADRIAS DE UPVC

Colaboraram: Stephanie Fazio (reportagem) e Emanuelle Ormiga (estagiária)

1 - Capa = quadro 1.jpg

Resistente e leve, o PVC (ou policloreto de vinila) é um material que torna-se mais flexível e macio com o uso de plastificantes químicos. Ele é conhecido também como “PVC rígido” quando não tem a adição de plastificantes, ganhando o nome de uPVC (policloreto de vinila não plastificado), sendo indicado para o desenvolvimento de sistemas de esquadrias. 

Vale lembrar que o uPVC é um material especialmente adequado para a produção de janelas e portas devido à sua composição química, enquanto o PVC é utilizado para revestimentos, tubos e conexões, entre outras aplicações.

Para elaborar esta reportagem especial e exclusiva, a equipe Contramarco consultou e colheu informações das principais empresas e entidades que atuam no ramo de esquadrias de uPVC, buscando trazer informações atualizadas sobre este importante segmento da nossa indústria, servindo também de referência para eventuais consultas.

 

PVC OU UPVC? QUAL É A DIFERENÇA?

• Resistente e leve, o PVC (ou policloreto de vinila) torna-se flexível e macio com o uso de plastificantes. 

• Quando não são adicionados plastificantes, o material é conhecido como 
“PVC rígido” — passando a ter a denominação de uPVC (policloreto de vinila não plastificado) e direcionado para a produção de esquadrias. 

• O PVC é adequado para revestimentos, tubos e conexões, entre outras aplicações, graças à sua flexibilidade. 

• Já o uPVC é indicado para a fabricação de janelas e portas devido à sua composição química mais rígida, que ajuda na estabilidade dos perfis.

EMPRESAS E DEMAIS PARTICIPANTES

Nesta reportagem, a equipe Contramarco obteve respostas de diversas empresas, entidades e especialistas: AKMK Arquitetura e Engenharia (www.akmx.com.br), Aspec PVC (Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis, Componentes e Esquadrias de PVC, aspecpvc.org.br), De Toni Perfis Metálicos e Componentes (detoni.com.br), sistemista Dimex (www.dimexpvc.com), Fabiola Rago Beltrame (fabiola@ibelq.org.br), Grupo Ibrap (www.esaf-claris.com.br), Instituto Brasileiro do PVC (pvc.org.br), Kömmerling (www.koemmerling.com/br/pt), Quattor PVC (quattorpvc.com.br e www.guardianglass.com/la/pt), Rehau (www.rehau.com/br-pt), Roto Fermax (www.rotofermax.com.br), Salamander (www.salamander-windows.com.br), Unisinos/itt Performance (www.unisinos.br/itt/performance), Veka (www.veka.com ou vekalatinamerica@veka.com), Vertrauen (www.vertrauenpvc.com.br) e Wolff (www.wolffperfis.com.br).

1 - Capa = quadro 2.jpg
Publicidade:
banner-canal.jpg
CBA000223G-Banner-Anuncio-Revista-Vidro-Impresso-Primora-Fev2023-V2.gif
Banner - 156x60.jpg
gif divinal v3 (1) (1).gif
roldanas (2).gif
Guardian-Technical-Services-Contramarco (2).gif
GIF-BANNER.gif
Anchor 1
1 - Capa = quadro 3.jpg
Leia a matéria na íntegra na Edição nº164 nov/dez 2023 - solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante   
Contramarco_-_logomarca_RED-removebg-preview (3).png
bottom of page