top of page

Edição nº160 mar/abr 2023

ENTREVISTA: TECNOLOGIA E QUALIDADE INTERNACIONAL PARA O MUNDO DAS PERSIANAS

3 - Entrevista.jpg

CONTRAMARCO — Conte um pouco sobre sua trajetória profissional e técnica até chegar ao cargo atual na Expalum.

JOSÉ CARLOS GARRIDO MOREIRA — Meu início de carreira na área comercial foi em 1972 na Placas do Paraná S.A. (Grupo Louis Dreyfus), primeira indústria de chapas de madeira aglomerada e móveis modulados do Brasil. Em 1994, fui convidado pelo senhor Carlos Konopka, diretor da Fermax Indústria de Componentes para Esquadrias Ltda., para exercer o cargo de  gerente comercial, onde permaneci até outubro de 2011. Em novembro de 2011, assumi como diretor comercial da Expalum Brasil. 

CONTRAMARCO — Por que a marca Expalum é importante na evolução da indústria de esquadrias? Cite os principais motivos para a escolha da marca. 

JOSÉ CARLOS GARRIDO MOREIRA — A Expalum é uma marca reconhecida internacionalmente, líder mundial na fabricação de palhetas de alumínio e na distribuição de componentes para produção de persianas para janelas integradas. A indústria mantém o compromisso de investir no desenvolvimento e na evolução dos seus produtos, dessa forma todo nosso portfólio passa por constates estudos para garantir os avanços técnicos que são apresentados ao mercado com frequência.

CONTRAMARCO — Comente sobre as diversas atividades e a estrutura da empresa no Brasil.

JOSÉ CARLOS GARRIDO MOREIRA — A Expalum está presente em todas as regiões do Brasil, com representantes, vendedores e distribuidores. Atualmente conta com uma unidade em Colombo (PR), que opera como central de distribuição e, também, realiza a montagem de caixas para persianas, esteiras, telas mosquiteiras de enrolar, todos esses itens sob medida, além da produção de eixos galvanizados para persianas. Temos clientes de todos os portes, pequenos, médios e grandes, indústrias de esquadrias, serralheiros, construtoras, distribuidoras de alumínio e componentes para esquadrias, vidraceiros, arquitetos e decoradores.

CONTRAMARCO — Quais são os principais itens do portfólio?

JOSÉ CARLOS GARRIDO MOREIRA — Temos uma variedade de itens disponíveis: palhetas em alumínio perfilado com passos de 40mm, 43mm, 45mm, 50mm, 55mm, 77mm e 95mm, com um catálogo com mais de 200 opções de cores. Motores, recolhedores, sistemas de caixas para persianas, telas mosquiteiras, portões especiais, brises, pergolados e respectivos sistemas de fechamento em vidro e componentes para a fabricação de esquadrias (fechos, roldanas, braços, puxadores e componentes em nylon). 

CONTRAMARCO — O mercado reconhece a qualidade da tecnologia utilizada nos produtos da marca?

 

JOSÉ CARLOS GARRIDO MOREIRA — Sim, a tecnologia e a qualidade inseridas nos itens do portfólio. A tecnologia empregada na fabricação dos produtos da Expalum obedece às rígidas exigências determinadas pelo mercado europeu. A marca é detentora do processo de produção do alumínio. A Alumasa, empresa do Grupo López Bolaños (que inclui a Expalum e a Cristaleria López), processa a laminação e pintura do alumínio por meio de coil coating (pintura contínua e automatizada) graças à verticalização do processo produtivo dentro das empresas do Grupo, oferecendo, assim, a maior garantia de qualidade nos produtos e atendimento ao mercado. 

CONTRAMARCO — Cite algumas obras importantes e recentes que contam com produtos Expalum. 

JOSÉ CARLOS GARRIDO MOREIRA — Destaco a obra de revitalização do Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP), bem como, na capital paulista, o residencial Figueiras no Alto Tatuapé, da Porte Engenharia; The Frame na Vila Nova Conceição, da Benx Incorporadora; e o Fasano Itaim, da Even Construtora. Em Balneário Camboriú (SC), destaco o Hamptons Village, da Embraed. 

CONTRAMARCO — Em sua visão, o ano de 2023 será produtivo e positivo para a indústria de esquadrias? Por quê?

JOSÉ CARLOS GARRIDO MOREIRA — Penso que o primeiro semestre será produtivo. O restante do ano vai depender das medidas que serão tomadas pelos governantes na economia brasileira e seus reflexos. 

CONTRAMARCO — A Expalum irá participar como expositora no evento SAIE VETRO 2023, em Florianópolis (SC). Quais são suas expectativas sobre esta participação, haverá novidades para o público visitante?

JOSÉ CARLOS GARRIDO MOREIRA — A nossa expectativa é positiva, até porque na edição da feira de 2022 a quantidade de visitantes nos surpreendeu. Procuramos em cada feira mostrar alguma novidade.

CONTRAMARCO — Há novidades a caminho? 

JOSÉ CARLOS GARRIDO MOREIRA — A Expalum está em fase adiantada de projeto para a construção de sua unidade brasileira. A planta que será construída no Brasil vai permitir à Expalum atender o mercado brasileiro de forma ainda mais ágil e eficiente. 
 

Publicidade:
banner-canal.jpg
CBA000223G-Banner-Anuncio-Revista-Vidro-Impresso-Primora-Fev2023-V2.gif
Banner - 156x60.jpg
gif divinal v3 (1) (1).gif
roldanas (2).gif
Guardian-Technical-Services-Contramarco (2).gif
GIF-BANNER.gif
twitter.png
Leia a matéria na íntegra na Edição nº160 mar/abr 2023 - solicite seu exemplar
Acesse a edição digital - conteúdo liberado temporariamente
Âncora 1
bottom of page