Edição nº158 nov/dez 2022
EM FOCO: COSBIEM COMPLETA 25 ANOS DE ATIVIDADE NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Fundada em 1997, com o propósito de produzir caixilhos de alumínio e instalação de vidros, a Cosbiem ganhou o reconhecimento do mercado pela qualidade e eficiência de seus produtos.
Nas comemorações dos 25 anos de atividade bem-sucedida, Raul Ferreira da Costa Junior, diretor presidente, destaca a importância da equipe atual de 78 funcionários, entre os quais alguns estão praticamente desde a fundação. “Temos orgulho de ainda tê-los conosco na Cosbiem, hoje são líderes em obras, da fabricação à instalação”, comenta o diretor, observando que a política da empresa busca sempre a qualificação da mão de obra da equipe.
No portfólio de clientes, a Cosbiem já atendeu e vem atendendo centenas de obras de diferentes portes em todo o território nacional — somando atualmente 67 de grande porte, 148 de médio porte e 63 de pequeno porte, segundo o diretor. Ele destaca que o departamento técnico é estruturado com um gerente responsável, dois técnicos seniors e duas empresas terceirizadas.
No atendimento pós-venda, a empresa conta com uma experiente equipe de assistência técnica e um líder técnico “cuja formação foi feita com atuação inicial na produção, especialmente na usinagem e montagem, e posteriormente na instalação em obras, especialmente em revisão, regulagem, acabamento e entrega”.
Atenta à qualidade do trabalho de sua equipe, a Cosbiem mantém treinamentos internos em Action Learning (método para resolução de problemas complexos, importantes e urgentes e desenvolvimento de habilidades de liderança), além de cursos no Senai, Esquadgroup (Alumisoft) e Afeal.
LINHA DE PRODUÇÃO
Instalada em uma área física de 2.200m² na capital paulista, a empresa dispõe de máquinas e equipamentos em três linhas de produção. O diretor da Cosbiem informa que a primeira equipe de produção opera com centro de usinagem, máquina de corte duplo e demais máquinas afins; a segunda equipe de produção utiliza estampos de acordo com os sistemas escolhidos pelo cliente, e máquinas afins; e a terceira equipe de produção cuida de pequenos serviços e assistência ao cliente.
FORMAÇÃO DA EQUIPE
Raul Ferreira da Costa Junior acrescenta que todos os processos e controles em operação na empresa foram desenvolvidos com a utilização de recursos de mercado. “Porém a maioria desenvolvidos ‘domesticamente’, a partir da formação que tivemos como gestores na iniciativa privada”, diz ele, ressaltando que a Cosbiem trabalha com todas as linhas e sistemistas do mercado e que, quando necessário, são feitos estudos para o desenvolvimento de perfis especiais, importantes no atendimento à qualidade da obra contratada.
A formação da equipe é uma das principais preocupações da empresa, que promove a atualização e especialização dos colaboradores por meio de cursos no Senai e também, internamente (nos casos de mão de obra básica), cursos de sistema métrico decimal, medidas em geral, quatro operações e letra de forma.
PERSPECTIVAS
Na visão do diretor da Cosbiem, o setor da construção civil em 2023 deve continuar com o reaquecimento do mercado observado em 2022, após o período da pandemia, em especial para obras públicas. “São perspectivas positivas, portanto, embora com cautelas”, afirma. “A economia segue no sentido inverso na grande maioria dos países no mundo. O PIB do Brasil cresceu acima das expectativas, especialmente neste segundo semestre, avançando 1,2% em relação ao primeiro trimestre. Temos sinais de recuperação consistente”, completa o diretor.
PORTFÓLIO
A empresa produz sistemas de fachadas stick, unitizadas, linhas convencionais de mercado e linhas próprias, inclusive soluções para retrofits, elaborando desde projetos até a fabricação e instalação de esquadrias de alumínio em geral, portas, janelas, gradis e guarda-corpos. Mais informações: cosbiem.com.br

