Edição nº149 mai/jun 2021

PERFIL: LANDY KITS, QUINZE ANOS NA ÁREA DE COMPONENTES

Em 18 de setembro de 2006, a Landy Kits iniciou oficialmente suas atividades em um galpão alugado no bairro do Belenzinho, em São Paulo (SP). O local, com apenas 60m²,  abrigava uma injetora e um moinho, ambos para polímero (plástico), e um torno revólver para usinagem de metais. Todos usados, segundo Paulo Franceschelli, diretor comercial da empresa. 

“Nosso primeiro produto foi a roldana 1125i, com rolamento para instalações de portas, janelas e vitrines de correr”, lembra o executivo, acrescentando que naquele momento o mercado estava carente de um fabricante, fornecedor dessas roldanas, que atendesse minimamente aos prazos de entregas e aos padrões de qualidade. 

“A Landy Kits foi se firmando como uma nova opção de empresa profissional e o resultado se concretizando em fidelização de clientes e vendas crescentes”, diz Paulo, salientando que, com cerca de três meses de funcionamento, um cliente que tinha operações no Rio de Janeiro e em São Paulo fez um pedido importante, que resultou no início da produção de roldanas especiais para envidraçamentos de sacadas e varandas, que viria a ser, em pouco tempo, a principal linha de produtos da Landy Kits, alavancando desenvolvimentos, produção e faturamento.

NOVO LOCAL, MAIOR PRODUTIVIDADE

“No sexto mês de operação, a primeira injetora, carinhosamente chamada de ‘Genoveva’ pelos funcionários, já não dava conta dos pedidos”, conta Paulo. “A segunda injetora foi encomendada e um verdadeiro exercício de layout foi feito para colocá-la no exíguo galpão”. A falta de espaço estimulou a busca de um novo local para a Landy Kits. E um galpão de 450m² foi alugado, a pouco mais de 1km do primeiro endereço.

Na época, o segmento de acessórios para envidraçamentos de sacadas e varandas estava disparando e a empresa, como uma das pioneiras no desenvolvimento e fabricação desses itens, estava se especializando e se tornando referência nesse mercado. 


“Já éramos, no início de 2008, fornecedores das maiores empresas do setor de envidraçamentos de sacadas e varandas, embora com volumes bem menores se comparados aos de hoje”, observa Paulo.

Em março de 2009, a empresa lançou sua linha para vidros temperados de 8mm em sete cores compatíveis com os perfis de alumínio do mercado. Em 2011, com o crescimento dos negócios e a implantação das operações de usinagem, surgiu a necessidade de mais uma nova mudança.

3 - Perfil Landy Kits.jpg

SEDE PRÓPRIA E CERTIFICAÇÃO ISO

Após vários estudos da direção da empresa, em 22 de fevereiro de 2012, a Landy Kits passou a operar em sede própria com 2.000m² de área construída, no município de Ferraz de Vasconcelos, região metropolitana de São Paulo (SP). 

Poucos meses depois dessa importante mudança, foram iniciadas as exportações de seus produtos para diversos países da América Latina: Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia e Panamá, entre outros. 

Com a nova estrutura em andamento, um antigo projeto entrou na pauta da diretoria. “Em setembro de 2012 nos tornamos a primeira indústria do segmento a obter a certificação em gestão da qualidade, conforme a norma ISO 9001”, destaca Paulo. “Valorizar o uso consciente de todos os recursos de forma responsável faz parte da empresa desde sua fundação e, para coroar essa atitude de empresa cidadã, em outubro de 2016 a Landy kits foi certificada segundo a norma ISO 14.001”.

Em 2014, a área ocupada pela fábrica começou a ficar pequena novamente. “O galpão estava já tomado por várias máquinas novas e a necessidade de mais espaço estava evidente”, comenta Paulo, acrescentando que a diretoria resolveu construir um segundo galpão interligado com o primeiro, já previsto no projeto inicial. O novo galpão foi inaugurado em outubro de 2018, totalizando aproximadamente 4.500m² de área industrial.

A Landy Kits apresentou na FESQUA 2018 sua nova linha de roldanas, fechos, componentes e acessórios para esquadrias em alumínio, com diversas opções. 

Hoje a empresa segue produzindo e desenvolvendo aperfeiçoamentos em seu portfólio, buscando acrescentar novidades periodicamente. “Para o segundo semestre, a Landy Kits vai apresentar uma grande novidade para o mercado, mas só no segundo semestre!”, adianta o diretor comercial, ressaltando que o lema seguido desde a fundação é “trabalhar para fortalecer cada vez mais a marca Landy Kits como empresa brasileira fabricante de roldanas, fechos, componentes e acessórios para diferentes soluções em sistemas de envidraçamentos e esquadrias na América Latina”.

Publicidade:
FISE GIF.gif
twitter.png
Leia a matéria na íntegra na Edição nº149 mai/jun 2021 - solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante