Edição nº146 nov/dez 2020

ESPECIAL: 
O PROJETO ARQUITETÔNICO E AS ESQUADRIAS

Colaborou: Stephanie Fazio

Mundo afora, a paisagem urbana sempre mostra algo em comum e indispensável: a presença de portas e janelas — por mais peculiar que seja a diversidade dos edifícios históricos ou contemporâneos, com suas fachadas, dimensões, composições, cores e reflexos. 

No momento de escolher e instalar esquadrias em uma obra, deve-se levar em conta questões fundamentais que envolvem desde a matéria-prima (aço, alumínio, madeira ou pvc) e a tipologia dos perfis, passando pelo custo, funcionalidade, posicionamento, segurança, conforto termoacústico e estética. Tudo isso sem esquecer de observar as normas técnicas vigentes.

Para a elaboração desta reportagem especial, a equipe Contramarco entrou em contato, por telefone e e-mail, com alguns arquitetos e consultores ligados ao tema. Reunimos nesta reportagem especial, na edição impressa, boa parte das respostas obtidas com especialistas como Fernando Simon Westphal, da Abividro; Igor Alvim, da QMD Consultoria; Luizette Davini, do Studio Davini Castro; Maria Teresa Faria e Godoy, da Arqmate; e Ricardo Andalaft, arquiteto.  

2 ESPECIAL.jpg
Imagem: 3xn.com/project/2-finsbury-avenue-broadgate/Reprodução
Publicidade:
FISE GIF.gif
twitter.png
Leia a matéria na íntegra na Edição nº146 nov/dez 2020 - solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante