Edição nº142 mar/abr 2020

UDINESE, PIONEIRISMO E QUALIDADE

Pioneirismo, qualidade e liderança contam a história da marca brasileira Udinese

Fundada na capital paulista em 31 de agosto de 1966 pelo empreendedor italiano Luigi Papaiz (1924-2003), a Udinese nasceu como uma unidade de negócio do Grupo Papaiz com o objetivo de desbravar o mercado de componentes para esquadrias que, naquela época, era praticamente inexplorado no Brasil. 

Nessas mais de cinco décadas de atividade, a marca Udinese — que tem uma ampla unidade de produção com 10.000m² de área construída  em Diadema (SP), região metropolitana da capital paulista — veio ganhando mercado, tornando-se uma das principais líderes nos segmentos de acessórios e componentes para esquadrias, automação, sistemas orientáveis, telas mosquiteiras, molas hidráulicas, entre outros itens reunidos em seu variado portfólio de produtos.

No início da década de 1970, iniciou-se no Brasil a aplicação dos primeiros sistemas de esquadrias de alumínio, e a Udinese procurou atender os serralheiros fornecendo regularmente itens de qualidade para o então novo nicho de mercado em expansão.

“Os primeiros produtos foram fechos maxim-ar coquilhados em alumínio polido anodizado, braços em alumínio para janelas maxim-ar, conchas para janelas deslizantes, roldanas, entre outros”, relembra João Vieira, diretor da unidade de negócio da marca, hoje pertencente ao grupo internacional Assa Abloy. “Desde o início já havia uma preocupação com a qualidade dos produtos, buscando deixar os ambientes residenciais mais confortáveis e seguros”, destaca Vieira.

HOMENAGEM ITALIANA

O nome Udinese foi escolhido como referência a quem nasceu em Údine, capital da província homônima da região de Friuli-Venezia Giulia, no norte da Itália, local de origem do empresário Luigi Papaiz, fundador da empresa no Brasil.

Atualmente, a cidade italiana de Údine tem cerca de 97.000 habitantes, estendendo-se por uma área de 56km², tendo uma densidade populacional de 1.692 habitantes/km². Údine conta com vários centros comerciais e muitas fundições e metalúrgicas.

RECONHECIMENTO

Segundo João Vieira, a Udinese é a maior fabricante de componentes da América Latina, contando atualmente com 270 funcionários.

“A marca tem reconhecimento internacional, com destaque para os países da América do Sul, pela alta qualidade em soluções de componentes para esquadrias de alumínio, pvc e vidro, fato ratificado pelo crescimento significativo das exportações para estes países”, diz, enfatizando que a marca é conhecida também por oferecer soluções inteligentes e inovadoras para seus clientes e ter o port-fólio mais completo de componentes para esquadrias do Brasil.

“O alto padrão de qualidade em tudo o que a Udinese produz deve-se ao respeito ao consumidor final, à filosofia adotada por seu fundador, Luigi Papaiz, desde 1966”, afirma Vieira, observando que, atualmente, é a única empresa do ramo a obter a certificação de qualidade ISO 9001. 

Publicidade:
BANNER FESQUA.gif
Leia a matéria na íntegra na Edição nº142 mar/abr 2020 - solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital 

Tel: +55 (11) 5539-3200