Edição nº136 mar/abr 2019

Fala, professor! Como melhorar a gestão da empresa em apenas 30 dias (garantido)

Folheando algumas revistas antigas relacionadas a gestão e empreendedorismo, encontrei uma matéria, escrita por Christian Miguel, na revista "Exame PME" (março de 2013, Editora Abril), com o tema "O que colocar na sua agenda".

A matéria descreve as tarefas diárias que tornam uma empresa mais eficiente. A partir deste contexto tive a ideia de compartilhar uma versão revisada da agenda com ações que implementei em várias empresas, ações peculiares ao setor de esquadrias e vidro, de tal modo que os empresários desses segmentos possa segui-las para melhorar a gestão da empresa e deixá-la mais eficiente em um espaço de tempo curto — apenas 30 dias.

A agenda está organizada em três partes
1) DIAS DA SEMANA

Para uma empresa crescer ela precisa se concentrar em algumas áreas importantes, as tarefas da agenda têm esse objetivo. (a) Segundas-feiras: as tarefas objetivam reduzir ou eliminar custos desnecessários; (b) Terças-feiras: são reservadas para sugestões sobre vendas e estratégias para conquistar mais clientes. (c) Quartas-feiras: os empresários revisam processos operacionais, métodos de compras, buscam novas parcerias e alianças; (d) Quintas-feiras: o dia é dedicado para compreender as necessidades, preocupação e percepção dos funcionários; (e) Sextas-feiras: é dia de deixar a empresa mais organizada e planejar a agenda para fazer networking.

2) SÁBADO E DOMINGO

São destinados a leitura de livros e assistir filmes para desenvolvimento pessoal. Para esses dias, foram indicadas leituras de livros de gestão que abordam temas como estratégias, marketing, custos e operacional. A lista de filmes sugeridos trazem histórias de empreendedores com foco em vendas, planejamento financeiro, mudança organizacional e marketing.

3) ORGANIZAÇÃO DAS TAREFAS
Cada tarefa possui um tempo definido e intervalos entre uma e outra. POrém, cada empresário organizará as tarefas conforme o tempo disponível da sua agenda.

É primordial seguir a ordem sugerida, pois há tarefas que se desdobram em outras para serem feitas na semana seguinte.

Publicidade:
BANNER FESQUA.gif
Leia a matéria na íntegra na Edição nº136 mar/abr 2019 solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital conteúdo exclusivo para assinante   

Tel: +55 (11) 5539-3200