Edição nº136 mar/abr 2019

CAPA: Fachada unitizada ou stick? Especialistas mostram como escolher

A criatividade na construção das fachadas-cortina vem evoluindo com o surgimento de novos materiais, produtos e soluções técnicas que contribuem para a introdução de novos métodos de montagem. Dois exemplos deste crescente processo evolutivo são os sistemas de fachada stick e unitizado.

O sistema stick é composto por colunas e travessas. "As colunas são instaladas na estrutura das fachadas através de ancoragens nas frentes de lajes e fixadas por balancins. As colunas por sua vez recebem as travessas formando uma "malha", onde são fixados os quadros de alumínio com vidros colocados ou encaixilhados. Toda esta estrutura de colunas e travessas fica 'escondida', formando a nossa pele de vidro", explica Luis Carlos Viesti, consultor técnico da AFEAL. Neste sistema, além das ancoragens, a instalação dos quadros de vidro também é feita pelo lado externo da fachada com balancins. Na instalação, a estrutura total da edificação deve estar pronta para receber as colunas e travessas, pois estas são montadas in loco.

O sistema unitizado (que também pode ser chamado de sistema modular) consiste na montagem de módulos pré-fabricados e industrializados prontos para instalação. Os módulos têm fechamento perimetral de baixo para cima e podem incluir vidros, revestimentos metálicos, cerâmicos, entre outros itens.

Leia a matéria na íntegra na Edição nº136 mar/abr 2019 - solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante
Publicidade:
 
BANNER FESQUA.gif

Tel: +55 (11) 5539-3200