Edição nº156 jul/ago 2022

Publicidade:

EM FOCO:
BUGAL E ALUK INVESTEM NO MERCADO BRASILEIRO

Empresas se destacam pela inovação em em sistemas de guarda-corpos e sistemas de esquadrias de alumínio


Fundada em 1972, na França, pelo empresário Benoit Eraud, do ramo do alumínio, a Bugal é reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento e inovação em sistemas de guarda-corpos de alumínio. “Toda a nossa família está na fabricação de produtos em alumínio há quatro gerações”, diz Alexandre Eraud, CEO da Bugal Brasil e AluK Brasil. 

“Fomos co-fundadores do sistema de guarda-corpos de alumínio que se espalhou pelo mundo”, destaca o executivo, acrescentando que o grupo reúne quatro empresas, sendo a Bugal líder em guarda-corpos de alumínio e vidro. Hoje o grupo conta com mais de 700 colaboradores, fábricas totalmente automatizadas, e produção de mais de 600km de guarda-corpos customizados e instalados a cada ano. “Nossa capacidade de produção é de 600m por dia em nossa fábrica na França”, observa Alexandre Eraud. 

ASSOCIAÇÃO 

A Bugal está presente em toda a Europa, especialmente na França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, Suíça, Holanda e Inglaterra, e está expandindo suas atividades na América do Sul, começando pelo Brasil, passando a fornecer aqui seus sistemas de guarda-corpos. 

“Com muita satisfação faremos o lançamento da associação entre as empresas Bugal e AluK na 14ª edição da FESQUA, onde daremos início às nossas atividades no Brasil”, adianta o executivo.
 
LINHA DE PRODUTOS

“Desenvolvemos mais de 10.000 modelos de produtos customizados, por isso a cada ano criamos mais de 200 ferramentas de extrusão”, relata Alexandre Eraud. “Oferecemos inovação, personalização, sempre priorizando a segurança dos usuários, respeitando acima de tudo as normas vigentes em cada país”. 

As principais linhas de produtos da Bugal contemplam barras minimalistas (“balustrê”) e várias opções de vidro e chapas ornamentadas de alumínio como fechamento.

SISTEMA PATENTEADO

As obras no Brasil estão cada dia mais complexas. O mercado de residências e prédios está se tornando cada dia mais exigente em relação a produtos e serviços. De olho nessa tendência, a Bugal desenvolveu um sistema de fixação com base (pés) e chumbadores mecânicos de alta qualidade, precisão e segurança, feito em alumínio com ligas especiais, um componente que substitui os atuais “pontaletes” de alumínio ou aço, conforme explica o executivo. 

Ele salienta que, com o sistema de fixação patenteado pela Bugal, o fabricante aumentará a produtividade, garantirá a qualidade de seu produto e evitará problemas constantes em obras devido a instalação de pontaletes. 

“Nos guarda-corpos da Bugal não há o uso de selantes de silicone, pois o sistema garante a segurança e rapidez aos fabricantes sem a necessidade deste tipo de serviço/produto, proporcionando uma enorme diminuição no custo operacional de uma mão de obra muito complexa feita in loco”, explica o CEO no Brasil.

SOLUÇÃO INOVADORA E SUSTENTÁVEL

Hoje 90% dos guarda-corpos são montados na obra, com um alcance de design muito limitado, por isso é difícil oferecer um novo modelo a arquitetos e construtoras, observa Alexandre Eraud. “Com nossos escritórios e fábrica em São Paulo e Fortaleza, oferecemos guarda-corpos personalizados com diversas combinações, feitos sob medida e prontos para instalação. Temos a solução mais inovadora e sustentável para as obras no Brasil”, garante.

Ele acrescenta que, com o uso do software da Bugal, os fabricantes terão acesso às informações mais detalhadas relacionadas ao produto, pois o software oferece os projetos executivos, de fabricação, auxiliando o usuário na formação de preço de venda dos produtos. “Esta facilidade proporciona ao cliente mais assertividade na análise de custos e margens de lucro”.

GUARDA CORPO CURVOS

A Bugal já está no Brasil há mais de quatro anos estudando o mercado nacional, onde foram identificadas muitas oportunidades, entre as quais a dificuldade na oferta de guarda-corpos curvos. “Existem algumas barreiras técnicas para a este tipo de produto: opções de acabamentos, investimentos em máquinas, usinagens, acessórios e componentes, e como fator primordial, mão de obra qualificada”, enumera Alexandre Eraud. 

“A Bugal traz essa inovação, somos o primeiro parceiro dos fabricantes que vem para o mercado oferecer a solução completa, pois temos totais condições de fabricar guarda-corpos curvos customizados, garantindo total qualidade para o mercado de fabricantes de esquadrias e guarda-corpos”, ressalta.

BUGAL NO MUNDO

A empresa tem quatro fábricas na França e uma fábrica no Brasil, a ser inaugurada em Diadema (SP); showrooms instalados na França e na Suíça, em Fortaleza (BS Design) e em breve na unidade de produção paulista. Sua estrutura operacional totaliza 15.500m².

“No Brasil temos uma equipe com 30 colaboradores e previsão de, até 2023, sermos mais de 70”, diz o executivo. “Nossa fábrica no Brasil contará com equipamentos de tecnologia avançada e teremos uma equipe treinada para garantir a qualidade do produto”. A empresa está investindo mais de R$17 milhões na abertura da unidade produtiva em Diadema (SP) e no escritório de vendas em Fortaleza (CE). ”Hoje somos um grupo que gera mais de R$700 milhões em faturamento”, conclui.

3 - Bugal AluK - a.jpg

ALUK: PRESENÇA EM OBRAS EMBLEMÁTICAS

“Fundada há mais de 70 anos, a AluK tornou-se um importante player de sistemas de esquadrias, janelas de correr, portas e fachadas de alumínio, e hoje opera em dez países e regiões ao redor do mundo, da América à Ásia, incluindo Europa e Oriente Médio”, informa Alexandre Eraud, CEO da Bugal Brasil e AluK Brasil. 

As principais instalações industriais e os centros operacionais da AluK estão localizados na França, Grã-Bretanha, Itália, Bélgica, Holanda, China, Índia e Dubai (Emirados Árabes). “Apesar deste alcance internacional, a AluK orgulha-se de continuar a ser um grupo familiar”, diz o CEO, lembrando que a marca é impulsionada por um forte espírito empreendedor que reúne inovação, competência técnica, produtos de alta qualidade e expansão para novos mercados. 

“Nossa equipe técnica e de P&D é composta por mais de 80 funcionários em todo o mundo”, salienta o executivo, acrescentando que a empresa sempre investe em equipamentos logísticos ultramodernos, linhas de crimpagem, linhas de lacagem com certificação Qualicoat, bancadas de teste AEV, entre outros recursos.

Eraud conta que, ao todo, a AluK distribui 20.000 toneladas de alumínio por ano, equivalentes a 500.000 janelas, e que os sistemas de janelas e portas de alumínio da marca estão presentes em projetos emblemáticos ao redor do mundo, como o Burj Khalifa em Dubai (ver foto ao lado), o complexo residencial West End Gate em Londres, o Aeroporto Internacional de Bangalore, na Índia, e o Longemont Hotel em Xangai, na China.

3 - Bugal AluK - b.jpg
WhatsApp-Video-2022-02-11-at-17.52.12.gif
twitter.png
Leia a matéria na íntegra na Edição nº156 jul/ago 2022- solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante