Edição nº137 mai/jun 2019

TEORIA & PRÁTICA: Tem quem acredite em silicone “milagreiro”. Será que existe?
 

De uns tempos para cá, tenho recebido vários pedidos de ajuda referente a coberturas envidraçadas que apresentam vazamentos. Acredito que isso também está ligado ao aumento da oferta deste tipo de envidraçamento (coberturas de vidro). 

Por um lado é bom! Pois prova que os arquitetos estão especificando mais nosso material para prover mais fontes de luz natural e ventilação aos ambientes, mas por outro lado é preocupante, pois é necessário um grau de conhecimento mais elevado, não só na questão da vedação, como também na estruturação, fixação e especificação do vidro correto para garantir a segurança dos bens e principalmente das pessoas.

Mas abordando somente o assunto vedação de coberturas, identifiquei que a má vedação das juntas de dilatação (entre vidros ou entre vidros e alvenaria) são os pontos onde mais se apresentam infiltrações.

Percebo que uma grande parcela dos profissionais — tanto vidraceiros quanto serralheiros — ainda apresentam conhecimento limitado sobre selantes e adesivos, e noto isso quando deixam explícito que só conhecem dois tipos de silicones: o acético e o neutro!

Deixando de lado os selantes e adesivos das famílias de PUs e MSPs, mesmo que os profissionais vidreiros só usassem silicone de cura neutra, ainda assim a família desses adesivos ou selantes é bastante variada e ainda desconhecida pela grande maioria de profissionais.

 

Por exemplo: um dia desses dias fui questionado por uma pessoa da área, que alegava que tudo isso é “balela”, pois para todos os tipos de envidraçamentos ele sempre usou o silicone acético, inclusive em envidraçamentos de sacadas e que nunca teve problema, e ainda me desafiou a tentar descolar um vidro que ele colou.

Cinco pontos são essenciais para que os profissionais prestem atenção, para que não existam falhas nas adesões. Conheça esses cinco pontos na edição impressa nº137.

Leia a matéria na íntegra na Edição nº137 mai/jun 2019 - solicite um exemplar
Edição Digital - conteúdo exclusivo para assinante   
Publicidade:
BANNER FESQUA.gif
 

Tel: +55 (11) 5539-3200