Edição nº171 - jan/fev 2025
TORRES RESIDENCIAIS NA BELA PAISAGEM DA BARRA DA TIJUCA


Dois amplos e bem projetados conjuntos de edifícios — os condomínios Atlântico Golf e Oceana Golf — estão sendo entregues no Rio de Janeiro (RJ) pela Patrimar Engenharia, com projeto do escritório FEU Arquitetura.
O Atlântico Golf reúne apartamentos com plantas desenvolvidas nos últimos detalhes, adaptáveis ao estilo de morar de cada família, informa Alexandre Feu, fundador do escritório de arquitetura responsável pelo projeto.
Ele destaca que, das janelas e varandas dos edifícios pode-se desfrutar a vista do mar, à noite, deixando invadir o brilho da Lua no oceano e no espelho d’água existente no condomínio. “Com design apurado, volumes equilibrados e materiais nobres nas fachadas, os edifícios se harmonizam e se destacam na paisagem”, observa o arquiteto. “O espelho d’água percorre todo o empreendimento até desembocar na piscina, e a partir desse ponto leva o nosso olhar até o infinito, não sem antes passar pelos verdes do campo de golfe, pelos múltiplos reflexos da Lagoa de Marapendi, os tons de areia e a imensidão do Oceano Atlântico”, descreve.
ARQUITETURA PERMEÁVEL
Vizinho do Atlântico Golf está o condomínio Oceana Golf que tem vista eterna para o mar e está ao lado do melhor campo de golfe da América Latina, de acordo com Alexandre Feu. “O Oceana Golf chega como o mais novo empreendimento residencial no Rio de Janeiro”, salienta o arquiteto. “Através de uma arquitetura permeável, o projeto tem como proposta levar a natureza exuberante para dentro dos ambientes, valorizando o entorno e criando assim uma sintonia única”, comenta ele.
“Com sutileza e elegância no detalhamento, as fachadas mesclam-se com a linha do horizonte, conectando-se com a paisagem litorânea e estendendo-se ao infinito. Em um projeto de ponta, paisagismo e interiores se mesclam em um design absoluto, promovendo uma experiência única para os seus moradores”, diz o arquiteto, acrescentando que o espelho d’água, que permeia todo o complexo residencial, “traz não só a leveza e o conforto da natureza para o empreendimento, como também unifica este em um conceito único”.
SOLUÇÃO INTEGRADA
Ao comentar sobre as facilidades e dificuldades de execução do empreendimento, Thiago Nascimento, diretor do Grupo Paris, responsável pela fabricação e instalação das esquadrias, relembra que, como toda obra dessa complexidade, tamanho e relevância, não foi uma obra fácil. “Porém, com a experiência do Grupo Paris em trabalhar desde a fabricação até a instalação do produto final na obra, oferecemos a solução integrada (vidro, alumínio e ACM) em uma única empresa; isto facilitou um pouco, tanto para nós prestadores de serviço, quanto para a obra”, conta o diretor, destacando os parceiros presentes nesse desafio: as equipes da FEU Arquitetura, do consultor Igor Alvim e da extrusora e sistemista Perfil Alumínio.
“Com isso, podemos oferecer o que tem de melhor no mercado ao nosso cliente final e entregar um produto de qualidade, no prazo, e chegando a esse resultado final deslumbrante”, avalia o diretor do Grupo Paris. “Um desafio interessante, logo no início da obra, foi o de encontrar uma solução de embutimento do trilho inferior das portas, que agradasse mais visualmente e tecnicamente na drenagem da água”, conta Thiago Nascimento. “Junto à Perfil Alumínio, nós do Grupo Paris, desenvolvemos uma nova solução de embutimento do trilho inferior, com a criação de novas ferramentas, agradando assim o cliente final e hoje, inclusive, a obra inteira está executada dessa forma”, comemora.
Leia a matéria na íntegra na Edição nº171 jan/fev 2025 - solicite seu exemplar
Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante
.png)