top of page
Edição nº169 set/out 2024
ENTREVISTA: LUIS TAVARES, GRUPO CONTRAMARCO
3 - ENTREVISTA.jpg

Conectando a indústria de esquadrias e vidro para construção civil

CONTRAMARCO — Como têm sido os desafios à frente do Grupo Contramarco?


LUIS TAVARES — Em 2024 completo 10 anos à frente da empresa, uma década dirigindo uma empresa pela qual sou completamente apaixonado, em um mercado que sou ainda mais apaixonado. Esses 10 anos são marcados por muitas conquistas, alegrias e muito frio na barriga — sabendo que tenho a responsabilidade de dar continuidade ao legado deixado pelo fundador da empresa e meu pai Cesar Tavares, ao qual sou eternamente grato por ter me inserido neste setor. 


Nos 25 anos de Grupo Contramarco, foi na minha gestão que enfrentamos a maior crise da história da empresa, a pandemia da Covid-19. Época em que, de verdade, não sabíamos o que seria de nós. Marcados por muitas incertezas e inseguranças, enfrentamos aquela fase com muita cautela e respeito aos nossos clientes e parceiros. E foi ali, no pior momento da nossa história, que eu percebi o respeito e a credibilidade que tínhamos com a indústria de esquadrias e vidro. Sem dúvida, foi uma virada de chave.


Hoje o maior desafio à frente do Grupo Contramarco tem sido o de estar sempre à frente do mercado, inovando e lançando produtos que tenham relevância para a indústria de esquadrias, vidros e fachadas e que façam com que essa indústria seja cada vez mais forte e inovadora. 


E nos últimos anos, parece que temos feito isso com maestria. Atualmente, temos oito produtos em nosso portfólio: uma revista que conquistou uma credibilidade inquestionável e sete eventos nos quais é comum terem suas cotas de patrocínio esgotadas, suas inscrições encerradas antecipadamente — tudo isso por excesso de procura e sucesso reconhecido por quem apoia e participa.

CONTRAMARCO — Qual o significado da FESQUA para a indústria de esquadrias e da FESQUA VETRO para a indústria de vidro para construção civil?


LUIS TAVARES — A FESQUA é a grande vitrine da indústria de esquadrias, é o momento em que o mercado se reúne para ver de perto os lançamentos, conhecer as inovações e a grande variedade de produtos e soluções já disponíveis ou em preparação para essa indústria nos próximos dois anos. É na FESQUA, também, o local em que as empresas fornecedoras de insumos e equipamentos para fabricação de esquadrias e fachadas fazem os seus principais lançamentos. Além de ser uma vitrine de novidades para o segmento, a feira é um enorme polo gerador de negócios entre compradores e vendedores dessa indústria, pessoas que vêm de todo o Brasil e de outros países para se conectar com os expositores em busca de novos negócios.


Por sua vez, a FESQUA VETRO surgiu para atender a demanda da indústria vidreira, um mercado ávido por negócios e novidades dentro da indústria de esquadrias. Cada vez mais os vidraceiros estão se tornando serralheiros e é na FESQUA VETRO que esse público vem buscar novidades e conhecimento sobre esquadrias e vidro. É importante falar também da presença de outros dois eventos que acontecem junto com a FESQUA e FESQUA VETRO: a recém-lançada FEIPAT – 1ª Feira de Patologias das Construções, um evento que trata a patologia da construção como um todo, desde a fundação e o concreto armado até o acabamento das edificações, etapa que, na maioria das vezes, é feita com esquadrias e vidro. A sinergia entre FESQUA e FEIPAT é enorme, já que grande parte das patologias começa pela fachada. 


Também acontecerá junto à FESQUA mais uma edição da EBRATS – Exposição Brasileira de Tratamento de Superfície, maior evento brasileiro sobre tratamento de superfície de metais, tema que tem total sinergia com a FESQUA, uma vez que todo perfil utilizado em esquadrias precisa ter sua superfície tratada, pintada ou anodizada. 

CONTRAMARCO — Quais são os temas em discussão na grande feira deste ano?


LUIS TAVARES — Acredito que o grande assunto da FESQUA 2024 devem ser as normas técnicas. Temos “puxado” muito a indústria para este assunto. A importância de seguir normas técnicas tem sido cada vez mais comentada pelos corredores de nossos eventos. O consumidor final hoje está mais atento a isso e não aceita mais produtos com qualidade ruim. A presença das redes sociais tem ajudado muito a fomentar informações sobre normas e o que não é normal em esquadrias. O público final tem que entender que colocar “um paninho em uma janela que entra água” não é normal!


A tecnologia deve ser outro assunto em alta nesta edição da FESQUA e FESQUA VETRO. Hoje nosso setor está muito mais informatizado, atualizado e buscando por tecnologia e qualidade. As máquinas e equipamentos automatizados têm ganhado cada vez mais espaço dentro das fábricas de esquadrias, e as empresas hoje estão com um parque fabril muito mais tecnológico e produtivo com a ajuda dessas novas tecnologias.

CONTRAMARCO — Como estão a estrutura atual e as atividades do Grupo Contramarco? 


LUIS TAVARES — De dois anos pra cá, o Grupo cresceu muito, é até assustador de pensar. O que começou em janeiro de 2000 como apenas uma revista e uma feira para a indústria de esquadrias, hoje se tornou o maior GRUPO de conexão e comunicação dentro do setor da construção civil focado em um só segmento.


Hoje temos oito produtos à disposição da indústria: cinco feiras (FESQUA, FESQUA VETRO, EBRATS, SAIE VETRO e FEIPAT), o Fórum Contramarco, a revista Contramarco e o Prêmio Nelson Firmino. Com foco total na indústria de esquadrias, vidros e fachadas, procuramos trabalhar sempre buscando um setor cada vez mais forte, pois entendemos que quanto mais o setor se fortalece, mais o Grupo Contramarco estará forte. A luta é sempre para subir a régua.

CONTRAMARCO — Comente sobre o crescente sucesso do Fórum Contramarco, que terá sua quinta edição em outubro, em Curitiba (PR). 


LUIS TAVARES — O Fórum Contramarco é um produto que tem se destacado pela qualidade das palestras e quantidade de pessoas que têm participado. Foi uma surpresa muito boa para nós, pois o evento nasceu para atender 200 ou 300 pessoas de forma regional, e em sua edição mais recente teve um público de mais de 500 pessoas e 52 patrocinadores! Isso é estimulante, pois mostra que acertamos em trazer para essa indústria um evento com 100% de conteúdo técnico e muita qualidade nas palestras, levando conhecimento e informações altamente relevantes ao público participante. Foram quatro edições do Fórum até aqui, e em outubro próximo desembarcamos em Curitiba (PR) para realizar a quinta edição e atender a demanda da região Sul do país. O Fórum Contramarco é uma atividade que, com certeza, vai ficar em nossa grade de eventos com o objetivo de levar muito conhecimento para diversas regiões do país. 


Em 2025 devemos passar por Salvador (BA) para atender a região Nordeste, e por Belo Horizonte (MG), onde grande parte dos profissionais do segmento vêm pedindo um evento em Minas Gerais para essa indústria.

CONTRAMARCO — Todo o esforço nessa caminhada e os diversos desafios enfrentados estão sendo reconhecidos pelo mercado?


LUIS TAVARES — Sem dúvida! Eu sou uma pessoa que dorme, sonha e acorda pensando: “como posso melhorar o nosso mercado?” Tudo que fazemos no Grupo Contramarco é muito bem pensado e planejado, sempre escutamos o mercado antes de qualquer ação, para entender se tal evento ou ação cabe naquele momento. Nossos parceiros, nossos expositores e visitantes são nossos grandes consultores — e esse tem sido nosso maior patrimônio. O relacionamento que adquirimos ao longo desses quase 25 anos de revista Contramarco nos proporcionou uma credibilidade crescente junto ao mercado. Graças a um trabalho muito sério, o setor hoje reconhece nosso esforço. Estamos contentes com o desenvolvimento da FESQUA e FESQUA VETRO, e ansiosos para ver o que vai acontecer nos quatro dias de show da indústria de esquadrias, vidros e fachadas! Espero que todos gostem do que preparamos para esse mercado que eu tanto amo!
 

Publicidade:
banner-canal.jpg
contramarco-156x120px.gif
Banner - 156x60.jpg
gif divinal v3 (1) (1).gif
roldanas (2).gif
Guardian-Technical-Services-Contramarco (2).gif
Banner GIF FESQUA 2026 (1) (1).gif
GIF-BANNER.gif
Leia a matéria na íntegra na Edição nº169 set/out 2024 - solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante   
Contramarco_-_logomarca_RED-removebg-preview (3).png
bottom of page