top of page
Edição nº163 set/out 2023
PERFIL:
PICHU: 40 ANOS FABRICANDO COMPONENTES PARA ESQUADRIAS

Fundada em 28 de novembro de 1983, a Pichu iniciou suas atividades com o objetivo de suprir a demanda gerada pela procura de esquadrias confeccionadas em alumínio. 

“No início, eram produzidos componentes para box e alguns para esquadrias”, relembra Claudio Salvador, diretor comercial. “Com o passar do tempo, direcionamos o foco para o desenvolvimento e produção de componentes para esquadrias, ampliando o portfólio de produtos para várias linhas”, acrescenta Eduardo Salvador, diretor de produtos e qualidade. 

Nos seus primeiros anos, a produção da Pichu era em grande parte manual, e suas operações e processos eram conduzidos com recursos tecnológicos limitados.

MUDANÇA DE DIREÇÃO 

Em 2006, a empresa foi adquirida pelos dois sócios-proprietários atuais. “A partir daquele ano, um significativo aporte tecnológico e organizacional foi efetuado com o objetivo de gerar um maior nível de estruturação e organização da empresa, para assegurar um crescimento mais sustentável para as operações do negócio”, destaca o diretor comercial.

Em 2011, a Pichu passou a fazer parte do quadro de empresas associadas da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal). Em pouco tempo, começou a participar de Comissões de Estudos para criação e revisão de normas de componentes de esquadrias da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Nosso objetivo é contribuir para a melhoria dos padrões de qualidade e principalmente de segurança neste segmento”, afirma o diretor de produtos, que também é membro do conselho da Afeal.

DIVULGANDO A MARCA

O ano de 2012 marca a primeira participação da empresa na Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (FESQUA), o maior e mais importante evento para o mercado de esquadrias da América Latina.

 

“A partir daquela data, participamos de todas as edições subsequentes, como estratégia de ampliação e presença da Pichu no mercado”, afirmam os diretores, que consideram esta participação uma forma eficiente de estabelecer novas parcerias no setor.

MUDANÇA E AMPLIAÇÃO

Com o crescimento expressivo da base de clientes, a expansão do portfólio de produtos e maior presença da Pichu no mercado brasileiro, tornou-se imperativa a mudança das instalações físicas para um espaço mais amplo e adequado.

Para atender ao crescente volume e fluxo das suas operações, a direção da fabricante realizou aquisições de equipamentos mais modernos e implantou processos de automação, resultando em um aumento de 60% na capacidade produtiva da empresa.

“No decorrer desse período, é notável ressaltar as conquistas significativas da empresa, as quais desempenharam um papel fundamental na elevação da Pichu ao posto de ser uma fabricante com os menores prazos de entrega dos produtos para o seu mercado de atuação”, informa o diretor de produtos e qualidade.

“Realizamos a modernização e ampliação de todo o parque fabril, envolvendo a renovação de 100% do maquinário, com maior nível de produtividade, qualidade e segurança”, acrescenta o diretor comercial, observando que a ampliação do portfólio é da ordem de 300% na quantidade de itens, decorrente do foco no desenvolvimento de novos produtos; expansão na abrangência, representação e distribuição dos produtos, junto ao território nacional; reestruturação de todos os processos internos com a implantação de sistemas de informações dos principais fluxos de trabalho; investimentos em ações de marketing e comunicação empresarial; e redesenho da estrutura organizacional da Pichu e novas políticas de gestão de Recursos Humanos, além da melhoria na qualificação e desenvolvimento do quadro de colaboradores. 

LOGOMARCA E COMUNICAÇÃO VISUAL

Os diretores destacam ainda que, em 2022, foi feito o redesenho e atualização da logomarca e padrão de comunicação visual da Pichu. 

“As mudanças organizacionais implantadas nos últimos anos, bem como seus resultados expressivos, motivados pelo iminente aniversário de 40 anos de existência, impulsionaram esta iniciativa no ano passado”, afirma o diretor comercial, lembrando que na atualização da logomarca da Pichu foi adicionada a cor azul, compondo com as cores vermelha e cinza da versão anterior, além de outras alterações no padrão gráfico, conferindo mais equilíbrio e modernidade ao branding da empresa.

Em 2023, ao comemorar os 40 anos de atividade, o diretor de produtos enfatiza que a empresa atende com abrangência nacional, tendo clientes em todos os estados do Brasil, fornecendo, também, para alguns países da América Latina.

ORIGEM DO NOME 

Na trajetória da Pichu, há sempre uma curiosidade a respeito do nome da empresa. Muitas pessoas do mercado perguntam qual é a origem desse nome. 

Segundo o fundador, o primeiro sócio-proprietário buscava uma inspiração para nomear a empresa, quando ouviu o nome de um amigo, chamado Pichu, ser pronunciado por outro amigo. Naquele momento, ele afirmou que teve um insight, considerando o nome Pichu com boa sonoridade, curto, fácil de falar e diferenciado. E quis associar estes atributos ao nome da empresa que estava criando. 

Os novos e atuais sócios, que adquiriram a Pichu em 2006, optaram por manter o nome da empresa, para dar continuidade à trajetória do negócio, que já existia há mais de duas décadas, naquela ocasião.

ESTRUTURA ATUAL

A sede atual da empresa está localizada na zona norte de São Paulo (SP), em uma área com aproximadamente 1.200m², na qual centraliza todas as operações, produtivas e administrativas. 

 

“Isto favorece a gestão e a otimização de todos os processos e recursos”, informa o diretor de produtos, acrescentando que a Pichu conta com um quadro de colaboradores efetivo enxuto e mantém índices de rotatividade baixos. “Utilizamos como estratégia de gestão a contratação de consultores especializados nas atividades-chave da empresa, assegurando assim a adoção de práticas de administração mais modernas e atualizadas, além de manter o equilíbrio saudável na gestão de custos”.

LINHAS DE PRODUTOS

O portófio reúne componentes que atendem as principais linhas de esquadrias de alumínio: sistemas com bitola de 16, 20, 25, 28, 30 e 32mm, além de algumas linhas específicas. “Temos roldanas, guias, cantos, canoplas e tampas, entre outros itens, produzidos sempre com a melhor tecnologia e qualidade”, ressalta o diretor de produtos.

A base de clientes da Pichu é caracterizada, predominantemente, por grandes distribuidoras e as principais revendas em todo o território nacional. “A região de São Paulo e interior responde por uma parcela expressiva do faturamento da empresa, além de todos os demais estados do Brasil”, conclui o diretor comercial. 

3 - Pichu.jpg
Publicidade:
banner-canal.jpg
CBA000223G-Banner-Anuncio-Revista-Vidro-Impresso-Primora-Fev2023-V2.gif
Banner - 156x60.jpg
gif divinal v3 (1) (1).gif
roldanas (2).gif
Guardian-Technical-Services-Contramarco (2).gif
GIF-BANNER.gif
Leia a matéria na íntegra na Edição nº163 set/out 2023 - solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante   
Contramarco_-_logomarca_RED-removebg-preview (3).png
bottom of page