Edição nº140 nov/dez 2019

FALA, PROFESSOR!: Dicas que ajudam você a construir um modelo de negócio imbatível

Por Alexandre Araujo

Quando sonhamos com um novo projeto parece que encontramos a solução perfeita para nossos clientes. Tudo parece mágico. Mas quando colocamos em prática, sem fazer uma análise sistemática, descobrimos que a realidade é bem diferente, e portanto nos vemos em uma situação difícil onde necessitamos mudar de pensamento.

O objetivo deste artigo é orientar empresários dos segmentos de serralheria e vidraçaria no desenvolvimento, inovação ou diferenciação do seu negócio utilizando a ferramenta chamada Business Model Canvas, que traduzida significa Quadro de Modelo de Negócios. 

Essa ferramenta criada por Alexander Osterwalder e conhecida como Modelo Canvas, propõe dividir um novo negócio ou o existente em blocos (áreas estratégicas) que facilitam sua descrição e visualização. A ferramenta também auxilia empresários no lançamento de um novo produto ou serviço.

É importante esclarecer que o Plano de Negócios é diferente do Modelo Canvas. 

O Plano de Negócios tem uma metodologia que define etapa por etapa a construção de um negócio e exige um tempo muito longo para ser elaborado. 


Já o Modelo Canvas utiliza um mapa visual que torna a sua elaboração mais dinâmica e sua linguagem simples, o que proporciona aos empresários uma visão clara do seu negócio.
 

O QUE É NECESSÁRIO PARA INICIAR O SEU MODELO CANVAS

Todo empresário tem várias ideias, sejam elas para a melhoria do seu negócio ou criação de um novo, como também o lançamento de produtos, porém a minha sugestão é que você deve escolher a mais relevante para o momento e guardar as outras ideias para outra ocasião.

O Modelo Canvas é uma ferramenta visual, portanto, o primeiro passo é imprimi-lo em uma folha A3 e fixá-lo em um local onde seja fácil de visualizar. Não escreva diretamente na folha A3, pois durante o processo pode haver necessidade de reescrever ou trocar de lugar uma ideia. 

Portanto, é importante utilizar post-it com cores diferentes e canetas coloridas, para marcação de CD, que ajudam a destacar as ideias e proporcionar melhor visualização de cada um dos 9 blocos existentes.

O segundo passo é reunir um grupo de pessoas que podem contribuir com ideias para a construção do seu modelo de negócio. Caso o objetivo seja melhorias ou lançamentos de novos produtos, pode considerar a participação dos principais colaboradores da empresa.

Já no caso de abertura de uma nova empresa, pode optar em chamar parentes e/ou amigos que tenham afinidades com o novo negócio. A ideia é fazer uma sessão de brainstorming com um grupo multidisciplinar para coletar opiniões e pontos de vista diversificados para posteriormente analisá-los e colocá-los no Modelo Canvas.

Leia a matéria na íntegra na Edição nº140 nov/dez 2019 - solicite seu exemplar
 Acesse a edição digital - conteúdo exclusivo para assinante   
Publicidade:
banner ok.gif

Tel: +55 (11) 5539-3200