Edição nº140 nov/dez 2019

MERCADO EM PAUTA: Conheça o movimento das esquadrias de alumínio em 2019 e as projeções

Por José Carlos Garcia Noronha


 
Chegamos ao fim de 2019 e é hora de fazermos um balanço do ano com projeções para 2020 e 2021 sobre o movimento da indústria de esquadrias de alumínio. 

No final de 2018, estávamos muito otimistas pelo fato da mudança política no Brasil, resultante das eleições. O cenário internacional projetava um crescimento positivo, com o Produto Interno Bruto (PIB) — medida que define a renda total do país a partir dos resultados somados da produção da agropecuária, da indústria e do setor de serviços — dos principais países apresentando bons crescimentos, como podemos observar no gráfico 1.

Diante dos acontecimentos registrados no ano de 2019, várias circunstâncias imprevistas tomaram corpo na economia mundial. Por exemplo, a crise envolvendo os Estados Unidos versus China, o Brexit (movimento político de saída do Reino Unidos da União Europeia), a queda no PIB mundial, a fuga dos investidores à procura de moedas fortes e a queda dos preços das commodities.

No gráfico 2 desta página, podemos observar as alterações dos indicadores do PIB mundial e dos principais países em função dos desajustes ocorridos e com as novas projeções estudadas e previstas pelas áreas econômicas dos principais bancos atuantes no Brasil — Bradesco, Itaú e Santander — e também uma média de dados e considerações elaboradas por mim.

Publicidade:
BANNER FESQUA.gif

Tel: +55 (11) 5539-3200